Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 28 de Maio de 2022

2 2
:
1 9
:
5 1

Últimas Noticias

Enquete

Eleições 2022: Quantos deputados Estaduais e Federais o Araguaia deve eleger? Deixe seu comentário!

Notícias / Confresa

16 Dez 2021 - 11:04 | Atualizado em 16 Dez 2021 - 15:21

Educação Sexual: Polícia Civil realiza palestras em Confresa e Vila Rica

“Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes durante a pandemia”, em razão da maioria dos crimes serem praticados no âmbito familiar

por PJC com Agência da Noticia

reprodução

Educação Sexual: Polícia Civil realizam palestras em Confresa e Vila Rica (Crédito: reprodução)

Educação Sexual: Polícia Civil realizam palestras em Confresa e Vila Rica

Quase 1 mil estudantes da rede pública de ensino dos municípios de Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá) e Vila Rica (1.259 km a nordeste da Capital), participaram do ciclo de palestras preventivas promovido pela Polícia Civil.

As atividades foram desenvolvidas nos meses de novembro e dezembro, pelos policiais civis da Delegacia Regional de Confresa, que estão na fase final do curso de Pós-Graduação em Gestão Integrada de Segurança Pública, realizado a distância pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública. 

Durante a qualificação surgiu a necessidade de implantar um Projeto Intervenção Multidisciplinar (PIM), prevista no PPC do curso, visando integrar profissionais e colaboradores comprometidos com segurança pública, bem como levar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso às comunidades e bairros. 

Dentro dos assuntos abordados pelos pós-graduandos e policiais civis Edenir Paulista, Andressa Azevedo, Francisco Erivelto e Diego Câmara, foi o tema “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes durante a pandemia”, em razão da maioria dos crimes serem praticados no âmbito familiar.

A temática escolhida faz parte de estudos comprovando que, após o fechamento das escolas em razão do coronavírus, uma das consequências foi a diminuição das denúncias, uma vez que professores frequentemente conseguiam identificar a vítima e tomar providências.

O público-alvo das palestras foram alunos de 4 a 12 anos, matriculados no ensino fundamental das Escola Municipal Professora Ilma Valadares, na cidade de Vila Rica, e Escola Municipal Vida e Esperança do município de Confresa.

As apresentações foram feitas com linguagem simples, lúdica e acessível a idade das crianças, objetivando passar a mensagem de prevenção e combate a este tipo de crime. E contaram com apoio fundamental dos Conselhos de Segurança e Conselho Tutelar de Vila Rica e Confresa, as quais não mediram esforços para que esse Projeto de Intervenção Multidisciplinar pudesse acontecer com sucesso.

Conforme o delegado de Vila Rica, José Ramon Leite, dos dados extraídos do sistema corporativo Geia/Cartorium, em Vila Rica, entre os anos de 2019/2020 foram registrados 32 casos de violência sexual contra criança e adolescentes, sendo 21 casos no ano de 2019 quando ainda não havia as restrições das aulas presenciais, e apenas 11 casos em 2020.

“Esses números podem representar não uma abrupta na queda nos registros e na ocorrência deste crime, mas sim a sub-notificação ocasionada pela falta de oportunidade da vítima de sair da presença e dos domínios do agressor, que na maioria das vezes são os pais, responsáveis ou pessoa próxima e de confiança” disse o delegado.

Segundo informações do Conselho Tutelar de Confresa, no município a situação é ainda mais grave, pois foram registrados 26 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes somente nos meses de setembro e outubro deste ano.

Para a investigadora e pós-graduada, Edenir Paulista, um dos objetivos agora é levar esse trabalho social para toda a Polícia Civil para que seja possamos dar continuidade com essas palestras e encontros com alunos e comunidade escolar.

“Já recebemos alguns convites de escolas que gostariam de receber a palestra. Estamos felizes com o resultado que agradecemos a nossa instituição e a SESP elo apoio e oportunidade de participar do curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão Integrada de Segurança Pública, ofertado com a qualidade reconhecida do IFMT”, agradeceu Edenir Paulista.

 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet