A Prefeita de Santa Cruz do Xingu, Joraildes Soares de Souza do PSD, popularmente conhecida como Jô, publicou através de Decreto Municipal do dia 20 de dezembro, aumento do IPTU- Imposto Sobre Propriedade Territorial Urbana.
O Decreto dispõe sobre valores de planta genérica de imóveis urbanos e rurais para base de cálculo dos tributos municipais .
O decreto, alega que o reajuste do INPC, de 24,44% acumulado dos anos 2018, 19, 20 e 21 e a valorização comercial dos imóveis Urbanos e Rurais em reunião realizada com uma comissão formada para avaliar os valores, que inclusive também foi criada por meio de decreto, no mesmo dia 20, onde foi publicado decreto com o aumento do Imposto.
As áreas de lavouras por exemplo ficaram com um valor fixado de R$ 10.387,12 por hectare, valor anual.
Na Zona Urbana o valor é cobrado por metro quadrado de acordo com o bairro, além da cobrança de metro quadrado construído.
O aumento de impostos pegou os moradores de Santa Cruz do Xingu, já que foi no apagar das luzes de 2021 e sem passar a aprovação do aumento para ser discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores do município.