Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Segunda-feira 17 de Janeiro de 2022

1 5
:
3 5
:
4 8

Últimas Noticias

Notícias / Geral

30 Dez 2021 - 10:47 | Atualizado em 30 Dez 2021 - 11:09

Represas na Bahia correm risco de rompimento em função das chuvas

Apesar de a chuva ter diminuído, muitos rios e barragens seguem com o nível alto. O Rio Cachoeira, por exemplo, teve a pior inundação em 30 anos, deixando quase mil famílias desabrigadas e desalojadas em Itabuna.

Agência da Notícia com Redação do Noticia dos minicipios

Agência da Notícia com Reprodução

 (Crédito: Agência da Notícia com Reprodução)
Bombeiros estão monitorando ao menos dez barragens por causa do risco de rompimento, se continuar chovendo forte.

A força da água assusta. Apesar de a chuva ter diminuído, muitos rios e barragens seguem com o nível alto. A barragem da Pedra, perto de Jequié, precisou abrir seis das sete comportas. E com o aumento do volume liberado, o Rio de Contas subiu, afetando as comunidades ribeirinhas.

Na barragem da Pedra do Cavalo, uma das mais importantes da Bahia, o volume chegou a atingir o volume máximo da calha do rio.

A atenção agora, na região sudoeste, é para a situação de Itambé, onde dois rios cortam a cidade e voltaram a subir na tarde desta segunda (27). A Prefeitura deu um novo alerta para que os moradores saiam das áreas mais baixas da cidade.

Outra cidade afetada é Cândido Sales, onde algumas comunidades voltaram a ficar alagadas. O Corpo de Bombeiros está monitorando ao menos dez barragens do estado.

Já faz um mês que o Rio Cachoeira está acima do nível normal. Ele é o maior rio da região sul da Bahia, passando por 11 municípios.
Uma das imagens mais fortes do temporal é do aposentado João Alves Nascimento, de 71 anos, que saiu de casa com a água batendo quase no rosto. Na mão, a única coisa que ele conseguiu levar:

Voltando nesta segunda-feira (27) em casa, João lembra que o resgate só foi possível com ajuda de voluntários e vizinhos.
 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet