Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Segunda-feira 25 de Outubro de 2021

0 7
:
5 9
:
0 8

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

31 Out 2014 - 08:57 | Atualizado em 31 Out 2014 - 09:05

Ferrugem asiática ativa é encontrada em mais duas cidades de MT

Esporos ativos de ferrugem asiática em soja guaxa representam um risco para a soja que está sendo semeada em Mato Grosso.

Agência da Notícia com Agro Olhar

 Esporos ativos de ferrugem asiática em soja guaxa representam um risco para a soja que está sendo semeada em Mato Grosso. Dois novos casos foram registrados no Estado nesta semana, elevando para oito focos confirmados. Os novos casos foram registrados em Alto Araguaia e Alto Taquari, na região Sul de Mato Grosso. Outra preocupação é quanto a Helicoverpa armigera presente em Milheto, praga esta cuja proliferação pode atingir a soja que está brotando.

De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, os dois novos casos foram registrados pela equipe da coordenação da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV), do Ministério da Agricultura, em Mato Grosso.

Em Alto Araguaia a ferrugem foi constatada no estádio R1 da planta, enquanto em Alto Taquari o registrado é no estádio R3.

A soja guaxa é aquela soja que nasce involuntariamente. Alguns casos foram constatados na entrada de municípios. Conforme o coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV), Wanderlei Dias Guerra, mesmo com o atraso do plantio da oleaginosa no Estado, devido à falta de chuva, ainda existem ocorrências que representam risco para a soja que ainda está sendo semeada. “Os esporos estão ativos e, certamente, serão os inóculos primários da região”, declara Wanderlei quanto à região Sul do Estado.

Há também casos confirmados em Feliz Natal, Campo Novo dos Parecis, Sorriso, Sapezal, Nova Ubiratã e Campo Verde.

No Brasil já são 29 focos de ferrugem asiática em quatro Estados. O Rio Grande do Sul lidera com 15 casos confirmados, Santa Catarina tem 8 e o Mato Grosso do Sul um foco.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet