Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 17 de Agosto de 2022

1 7
:
2 5
:
1 3

Últimas Noticias

Notícias / Cidades

4 Jan 2022 - 09:16

'Cada um no seu quadrado': Mauro afirma que UBS é responsabilidade das Prefeituras

Segundo Mauro, o que compete ao Governo do Estado é a distribuição de vacinas para a gripe, e isso foi feito, inclusive com campanha para aumentar a cobertura de imunização.

Agência da Notícia com Redação do Olhar Direto

Agência da Notícia com Reprodução

 (Crédito: Agência da Notícia com Reprodução)
Diante do surto de gripe, causado pelo vírus Influenza, e vídeos mostrando lotações em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que a saúde básica é de responsabilidade dos municípios, e não do Governo do Estado.

“Unidade Básica de Saúde é uma responsabilidade das prefeituras. Cada um no seu quadrado”, declarou o governador. Segundo Mauro, o que compete ao Governo do Estado é a distribuição de vacinas para a gripe, e isso foi feito, inclusive com campanha para aumentar a cobertura de imunização.

“Vacina tem, vacina chega do Ministério, nós alocamos nas unidades, distribuímos vacinas, o governo fez uma campanha forte no ano passado para aumentar o índice de vacinação, alguns municípios desempenharam bem, outros não tão bem assim, mas o governo sempre que pode está incentivando para que os municípios cumpram esse papel de aumentar a cobertura vacinal, inclusive o ‘Imuniza MT’ neste ano tem em seu monitoramento não só duas vacinas, que era Covid e Influenza, mas o conjunto de 10 ou 12 vacinas que vamos estar incentivando e estimulando que os municípios façam a aplicação”, completou Mauro.

No último dia 28 de dezembro, o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que o estado de Mato Grosso vive, ao mesmo tempo, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) com a ameaça da chegada da ômicron, colapso da rede básica de saúde e das farmácias pela gripe (Influenza), inclusive com casos de H3N2, e aumento dos casos de dengue.

Em outubro, o Governo de Mato Grosso anunciou que premiaria os municípios que vacinaram mais de 90% da população contra a Covid-19 e 80% contra influenza. A premiação, somada em R$ 2 milhões, era a primeira do programa Imuniza Mais MT, iniciativa lançado em setembro para incentivar a imunização. 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet