Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Segunda-feira 17 de Janeiro de 2022

1 6
:
1 4
:
1 7

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

6 Jan 2022 - 10:32

Retrospectiva 2021: Em iniciativa inédita, Funai entrega cerca de 40 tratores a comunidades indígenas

"A potencialidade das Terras Indígenas é imensa, e estamos aqui para levar o etnodesenvolvimento para as aldeias de forma segura e responsável"

Redação Agência da Notícia

reprodução

Foto: (Crédito: reprodução)

Foto:

O ano de 2021 representou avanços para os indígenas que buscam aperfeiçoar os processos de produção mecanizada. No período, a Fundação Nacional do Índio (Funai) adquiriu e entregou cerca de 40 tratores a comunidades indígenas de diferentes regiões do país. O investimento no maquinário supera R$ 5 milhões. A intenção é proporcionar autossuficiência alimentar e econômica às comunidades.

Um marco dessa nova etapa se deu em agosto, quando o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e o presidente da Funai, Marcelo Xavier, realizaram, em Cuiabá (MT), a entrega simbólica de 42 equipamentos agrícolas a comunidades indígenas de diferentes regiões do país, incluindo 14 tratores.A entrega das chaves ocorreu durante um "Dia de Campo", no qual foi ofertada capacitação aos agricultores indígenas que irão operar as máquinas. Algumas das etnias que foram contempladas são Terena (MS), Guarani Kaiowá (MS), Xavante (MT), Tabajara (PB), Fulni-ô (PE), Kambiwá (PE), Tupari (RO) e Umutina (MT). A iniciativa beneficia mais de mil famílias indígenas, fortalecendo projetos voltados ao desenvolvimento sustentável nas aldeias.

“A Funai quer que os indígenas sejam os grandes protagonistas de suas trajetórias e tenham independência para fazer suas escolhas. A potencialidade das Terras Indígenas é imensa, e estamos aqui para levar o etnodesenvolvimento para as aldeias de forma segura e responsável. A entrega dos tratores é uma das inúmeras ações que demonstram e reforçam o compromisso da Nova Funai com a autonomia das comunidades indígenas”, destaca o presidente da fundação.

Recentemente, em um evento realizado em Cuiabá (MT), em 3 de dezembro, a Funai realizou a entrega de outros 16 tratores a indígenas de diferentes regiões do país, numa cerimônia que contou com a participação de lideranças indígenas e servidores da Funai. Na ocasião, também foram celebrados os 54 anos de existência da fundação.

Durante o ano, a Funai realizou diversas entregas de equipamentos por meio das Coordenações Regionais (CRs). Iniciando 2021, a CR Campo Grande (MS) entregou um trator a indígenas Ofaié Xavante, do município de Brasilândia. Já em outubro, a CR entregou um trator, uma grade niveladora e uma carreta agrícola para comunidades da etnia Terena que vivem na Terra Indígena Nioaque (MS). A ação beneficiou indígenas das aldeias Brejão, Taboquinha, Cabeceira e Água Branca, atendendo mais de 1,5 mil pessoas, de um total de 400 famílias.

Ainda em outubro, a CR de Roraima realizou a entrega simbólica de um trator para apoio a atividades produtivas desenvolvidas pela comunidade indígena Wai Wai Xaary.

Um conjunto de equipamentos agrícolas adquiridos pela Funai, por meio da CR Interior Sul, também impulsionou o desenvolvimento de atividades agrícolas das etnias Guarani e Kaingang, no Paraná e em Santa Catarina. As Terras Indígenas Kondá, Toldo Chimbangue, Toldo Pinhal e Palmas receberam cada uma um trator com carreta, plantadeira, adubadeira e grade aradora.

Segundo o presidente da Funai, a aquisição de maquinário contribui ainda para promover a autossuficiência dos indígenas, com foco no etnodesenvolvimento, que busca melhorar as condições de vida dessas populações, ao mesmo tempo em que respeita seus usos, costumes e tradições. “Estamos investindo para que as comunidades possam fortalecer a produção sustentável nas aldeias e alcançar independência financeira, fazendo com que protagonizem sua própria história de superação e conquistas. Dessa forma, colaboramos para construir uma nova realidade”, ressalta Xavier.

Capacitação

Em complemento à aquisição dos tratores, durante 2021, indígenas de diversas etnias receberam cursos de capacitação para operar e realizar a manutenção de tratores agrícolas, entre elas: Kaingang, da Terra Indígena Ivaí e Rio das Cobras (PR); Guarani M'bya das Terras Indígenas Pindoty e Tarumã (SC); Yawalapiti, Kamayurá e Waurá, do Parque Indígena do Xingu (MT); e Xavante, da Terra Indígena Parabubure e São Marcos (MT).

Os cursos foram realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e tiveram como objetivo apoiar a formação e qualificação dos indígenas para que possam conhecer os aspectos práticos e operacionais da agricultura moderna de grãos em apoio à economia indígena, tanto no campo da subsistência quanto na comercialização, visando possibilitar a autonomia da comunidade na área de produção agrícola e, assim, promover sua sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet