Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Segunda-feira 17 de Janeiro de 2022

1 7
:
1 3
:
0 2

Últimas Noticias

Notícias / Política

11 Jan 2022 - 11:18

Mauro Mendes diz que centro de triagem é responsabilidade dos municípios

Para Mendes, a responsabilidade de testar a população é do município, dando condições da rede básica atender a todos que precisarem, principalmente nesse período de surto de influenza e Covid-19.

Redação Agência da Notícia com Olhar Direto

reprodução

Foto: (Crédito: reprodução)

Foto:

O governador Mauro Mendes (DEM) respondeu ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), sobre o fechamento do Centro de Triagem, que estava instalado na Arena Pantanal e servia como ponto de testagem e consulta de pacientes no auge da pandemia do novo coronavírus. Para Mendes, a responsabilidade de testar a população é do município, dando condições da rede básica atender a todos que precisarem, principalmente nesse período de surto de influenza e Covid-19. 

Em entrevista à Rádio CBN Cuiabá, nesta terça-feira (11), o governador usou palavras como "conversa fiada", "omissão absoluta e criminosa" e até que o prefeito precisa ter "vergonha na cara" por não assumir esse tipo de atendimento para o público.  
 
"Há omissão absoluta e criminosa. Chamo atenção do Ministério Público, Tribunal de Contas, porque é uma vergonha. Isso é responsabilidade objetiva da prefeitura. Abrimos o Centro de Triagem porque a prefeitura não fazia a parte dela. Tem que ter testes, porque não tem? Ele tem que ter as responsabilidades e não ficar conversando fiado", disse o governador. 
 
Segundo Mauro, as pessoas iam para o Centro de Triagem na Arena Pantanal porque nas unidades de saúde não têm médicos, remédios e nem testes. Segundo o governador, outras prefeituras se preparam, apenas Cuiabá que não.  
 
"O governo deu uma colaboração para Cuiabá, as pessoas não iam mais nos centro de saúde porque iam no Centro de Triagem. Em Cuiabá, nos postinhos, não tinha médico, nem remédio e nem teste. Mas, é responsabilidade do prefeito. Outras cidades se prepararam e agora ele fala que acha estranho a gente ter fechado lá? Ele [Emanuel Pinheiro] tinha que ter vergonha na cara", concluiu o governador.  
 
Prefeito lamentou fechamento 
 

Em coletiva à imprensa nesta segunda-feira (10), ao tomar a terceira dose da vacina, Emanuel lamentou o fato do governo do Estado não reabrir o Centro de Triagem novamente depois de tê-lo fechado ano passado após diminuição de casos de Covid-19. 
 
"Ouvi o governador dizendo isto. Fiquei preocupado, pois entendo ser o momento adequado para novamente abrir o centro de triagem, em parceria, somar esforços para combater a pandemia e estes surtos”, frisou o prefeito. 
  
Questionado sobre os problemas enfrentados pela população nas unidades de saúde, que estão lotadas e com número de testagens baixas, o emedebista comentou que tudo se deve ao comportamento do surto. “Tínhamos toda a estrutura para aquela demanda. De uma hora para outra, ela aumentou muito. Estamos tomando medidas para adquirir mais testes rápidos, com urgência, para melhorar o atendimento”.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet