A Defesa Civil alertou para a possibilidade de desabastecimento de municípios de Mato Grosso em razão dos atoleiros registrados nas estradas da região norte do Estado, onde caminhões e carretas estão ficando presos por dias.
A situação é caótica em alguns pontos, como trechos da BR-158, da MT-109 e da MT-020 – no caso dessa última rodovia, dezenas de caminhoneiros estão presos há sete dias no Bar e Restaurante Pé da Serra em Paranatinga (a 378 km de Cuiabá) em razão das más condições da estrada.
“Quando a gente tem esses atoleiros que impedem o tráfico dos caminhões, estamos falando da dificuldade de se chegar alimentos, combustível”, disse.
“Agora, nesse momento ainda chuvoso, as medidas tomadas são ainda de restabelecimento, construção de desvios para que as comunidades consigam se deslocar, e a captação de recursos junto ao Governo Federal e Estadual para após esse período chuvoso a gente realizar a reconstrução dessas pontes que foram destruídas”, afirmou.
Em Mato Grosso, pelo menos oito municípios já decretaram situação de emergência em razão das chuvas, relatando estragos nas rodovias, como a formação de atoleiros e a queda de pontes.