Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 18 de Maio de 2022

2 1
:
0 2
:
0 5

Últimas Noticias

Enquete

Eleições 2022: Quantos deputados Estaduais e Federais o Araguaia deve eleger? Deixe seu comentário!

Notícias / Política

20 Jan 2022 - 08:46

Governo Federal libera recurso para construção de ferrovias em MT ligando Água Boa a Lucas do Rio Verde

Redação Agência da Notícia com Mídia News

reprodução

Foto: (Crédito: reprodução)

Foto:

O governo Federal assinou contrato para a criação de duas novas ferrovias em Mato Grosso. A formalização entre o Poder Executivo e as empresas que pleitearam a criação de ferrovias próprias foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (18).

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o projeto faz parte do programa Pro Trilhos e prevê a construção de 1.016 km, dividido em duas linhas paralelas no Estado
Os trechos irão conectar o município de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá) a Lucas do Rio Verde (354 km ao norte), cidade que é considerada um dos principais polos do agronegócio mato-grossense.

No Estado, as obras serão executadas pelas empresas Rumo Logística S/A e VLI Multimodal S/A. O pacote também irá contemplar São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Além dessas duas linhas, o governo de Mato Grosso também pretende implantar a primeira ferrovia estadual, que contará com 730 quilômetros. A responsável por executar a obra é a mesma contratada pelo governo Federal, a Rumo Logística.

Denominada de Vicente Emílio Vuolo, a Ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis (212 km ao sul) a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum (264 km ao norte) e Lucas do Rio Verde, conectando-se à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

O contrato para construção da obra foi assinado em setembro de 2021 e a previsão é de que o terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025 e o de Lucas do Rio Verde até o 2º semestre de 2028.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet