Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 28 de Maio de 2022

2 3
:
3 3
:
4 9

Últimas Noticias

Enquete

Eleições 2022: Quantos deputados Estaduais e Federais o Araguaia deve eleger? Deixe seu comentário!

Notícias / Agronegócio

24 Jan 2022 - 09:20

Até quando a soja vai continuar lucrativa?

Depois de suas secas seguidas, é razoável esperar que a terceira seja uma produção normal

Da Redação Agência Da Notícia com Agrolínk

Foto: Reprodução / Ilustrativa

 (Crédito: Foto: Reprodução / Ilustrativa)
A soja deverá ter, pelo menos, mais um ano de boa rentabilidade, aponta a Consultoria TF Agroeconômica. A projeção é baseada no relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) deste mês de Janeiro de 2022, que registrou um “fato que poucos analistas destacaram: os estoques finais, tanto dos Estados Unidos, como do Mundo, ainda não retornaram aos seus níveis normais”. 

O que isto significa? “Significa que os preços continuarão acima da média histórica por, pelo menos, mais 12 meses, supondo-se que a safra de 2022/23 seja farta em todos os principais países produtores (Brasil, Estados Unidos e Argentina). Depois de suas secas seguidas, é razoável esperar que a terceira seja uma produção normal”, explica o analista sênior da TF Agroeconômica, Luiz Pacheco.

O estoque final global de soja ficou abaixo da estimativa pré-relatório do USDA, a 95,2 milhões de toneladas, refletindo principalmente os maiores cortes de produção da América do Sul e do que o esperado. “Como todos sabemos, o indicador de alta ou baixa nos preços é o estoque final. Esta indicação abaixo da expectativa do mercado impulsionou significativamente os preços depois do relatório do USDA”, ressalta Pacheco.

O relatório de produção da safra do NASS (Informações do Serviço Nacional de Estatística Agrícola) mostrou que o rendimento médio da soja ficou acima dos 51,2 bpa (3.440 kg/hectare) de dezembro, mas em linha com as estimativas com 51,4 bpa relatados. Com 0,1 milhão de acres a menos, isso teve uma produção total de 21/22 em 4,435 bilhões de bushels (120,7 MT). 

“Calcular o cumprimento desse nível elevou os estoques em 10 mbu para 350 milhões de bushels (9,52 MT). Isso estava alinhado com as estimativas do pré-relatório, o número de dezembro de 340 mbu, refletindo a oferta”, conclui o analista da TF.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet