A Sessão do dia 02 de março de 2022, será um marco para o município de Porto Alegre do Norte. Pela primeira vez, com a aprovação popular, já que mais de 300 pessoas participaram da sessão, para ouvir o posicionamento dos vereadores, sobre denúncias que apontam fraudes na Licitação de um terreno público.
Um dos vereadores, falou, desfalou, desconversou, admitiu que viu falha dos dois lados da denúncia, porém, mesmo assim, votou contra a abertura de uma Comissão para investigar o teor das denúncias que foram
entregues na Câmara de Vereadores e também no Ministério Publico.
Durante a Sessão 4 vereadores votaram a favor da investigação. Foram eles: Everson Guimarães – KENO (MDB), Alex Gomes (MDB), Rodrigo da Antena (PDT), José Santana – Zé da Iva(PSB). Todos eles alegaram que o vereador foi eleito pra legislar e também para investigar.
"Se não há nada errado, então vamos investigar e deixar em pratos limpos”, disse o Presidente da Câmara, Alex Gomes.
Os 5 vereadores que votaram contrário a abertura de investigação foram vaiados e ouve exaltação por partes dos presentes: "Eu me sinto envergonhada por ter uma câmera que tem medo de investigar uma denúncia, isso é uma ditadura velada", disse um dos moradores de Porto Alegre do Norte que estavam revoltados com a decisão da Câmara.
O total de votos foi 5 contrário a instalação para investigar e 4 votos favoráveis . Porém, um voto chamou a atenção da reportagem do Agência da Notícia, ele afirmou que viu falhas por parte da prefeitura e também da empresa de aves, porém votou por não apurar os fatos mesmo sabendo das falhas. O que levaria um Vereador saber das falhas e dar uma de “João Bobo"?
Porto Alegre perdeu hoje a oportunidade de se tornar uma cidade com transparência política, mas permaneceu o coronelismo.
Essa história não acaba aqui, águas ainda vou rolar.