Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Segunda-feira 25 de Outubro de 2021

0 8
:
1 9
:
1 1

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

7 Nov 2014 - 13:50

Atraso das chuvas prejudica vigor e germinação das sementes de soja em Mato Grosso

O não cumprimento dessas medidas afeta a semente.

Agência da Notícia com Agro Olhar

 Não só a demora na semeadura de soja da safra 2014/2015 e a possibilidade de perder a janela ideal de plantio da safrinha foram consequências do atraso das chuvas este ano em Mato Grosso. As perdas em vigor e germinação das sementes de soja também estão sendo reclamações recorrentes no campo.

O que ocorre neste caso é que, findado o vazio sanitário, em 15 de setembro, muitos produtores já retiraram suas sementes dos armazéns das empresas produtoras de sementes, na expectativa de iniciar o plantio.

Com a expectativa frustrada e a falta de chuva, o material ficou armazenado à espera do momento ideal de semeadura e esse é o maior problema, pois, fora do ambiente, temperatura e umidade ideais, a semente sai do estado latente, começa a perder energia e o vigor e germinação sofrem quedas.

De acordo com publicação sobre Tecnologia de Soja da Embrapa, as sementes, como ser biológico, devem receber todos os cuidados necessários para se manterem vivas e apresentarem boa germinação e emergência no campo.

Os cuidados orientados pela Embrapa são: armazenar as sementes em galpão bem ventilado, sobre estrados de madeira; não empilhar as sacas de sementes contra as paredes do galpão; não armazenar sementes juntamente com adubo, calcário ou agroquímicos; o ambiente de armazenagem deve estar livre de fungos e roedores; e dentro do armazém a temperatura não deve ultrapassar 25ºC e a umidade relativa não deve ultrapassar 70%.

O não cumprimento dessas medidas afeta a semente. A instituição orienta que não tendo estrutura para seguir as orientações, o produtor deve retirar o material da empresa apenas próximo ao plantio. O problema é que, no caso das intempéries climáticas sofridas este ano, nem os produtores, nem as empresas fornecedoras de sementes puderam evitar o problema.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet