Mato Grosso

Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Plano Safra: a uma semana do novo ano agrícola, atraso preocupa produtores

Com custos elevados de produção, a demora para o lançamento do programa poderá impactar diretamente o produtor rural

Agência da Notícia com Canal Rural

24/06/2022 - 10:31

Plano Safra: a uma semana do novo ano agrícola, atraso preocupa produtores

Foto:

Foto: Reprodução

Faltando uma semana do término do ano agrícola, a cadeia do agronegócio segue aguardando o anúncio do lançamento do novo Plano Safra.

Segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) a expectativa do governo é que o lançamento ocorra na próxima quarta-feira, 29 de junho. No entanto, o Ministério da Agricultura ainda não confirmou a data e a demora tem sido motivo de preocupação para os produtores rurais.PUBLICIDADE‘Plano Safra com taxa de dois dígitos pode levar a crise forte no agro em 2022’
Atraso no Plano Safra pode impactar produtor, diz secretário de Agricultura de Goiás

Opinião das entidades

De acordo com Fernando Cezar Ribeiro, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, a demora na definição do Plano Safra impacta diretamente na previsão e no planejamento dos produtores rurais. Sendo assim, esta demora faz com que o produtor postergue a compra de insumos, os investimentos e isso pode causar uma dificuldade na próxima safra. “O setor como um todo está apreensivo”, diz Ribeiro.

O lançamento do Plano Safra 2022/23 será em um período em que a economia do Brasil e do mundo está turbulenta. Os custos de produção estão elevados, alimentos mais caros e o poder de compra do consumidor reduzido.

Antônio Chavaglia, presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) comenta também sobre o assunto:[Plano Safra, milho, colheita]“O produtor vai ter que pegar um pouco de dinheiro no banco e um pouco fora do banco, se não vir um dinheiro com uma alteração de 100% do que foi ano passado. Dessa maneira, ele fica com sua safra penhorada. Na hora que ele vai buscar fora, ele não tem garantia para dar e depois pegar esse dinheiro fora. Então pode ser que, em alguns casos, o produtor vai diminuir realmente a quantidade de insumos a ser aplicado na próxima safra”.

Deputado avalia situação do Plano Safra

Já o deputado Bohn Gass do PT, diz que a agricultura vem vivendo um momento muito difícil da sua história para produção e os custos estão altíssimos. “O diesel está caro, a ureia está cara, o adubo está caro, a energia está cara e o consumidor tem pouco dinheiro para comprar. Então, nós precisamos ajudar o agricultor a não ter custos tão altos e, ao mesmo tempo, que os consumidores tenham renda para comprar. porque a comida também está cara, destaca Gass.

Na avaliação do deputado, a nova edição do Plano Safra chega sem debate com o setor e, provavelmente, com juros altos.

“Além de estar atrasado, ele não teve debate com a sociedade e não teve debate específico, que sempre teve, com a agricultura familiar, sendo ela a maior parte dos produtores de alimentos,” comenta Gass.

Por fim, o deputado diz que outra coisa esperada pelos agricultores é participação, juros baixos, crédito disponibilizado e em tempo hábil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp