Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

MPE pede suspensão de leis que flexibilizam porte de arma em 22 cidades de MT, entre elas Canarana, Canabrava do Norte e Vila Rica

Por G1 MT com Redação OP

05/08/2022 - 09:18 | Atualizada em 05/08/2022 - 09:23

MPE pede suspensão de leis que flexibilizam porte de arma em 22 cidades de MT, entre elas Canarana, Canabrava do Norte e Vila Rica

Foto:

Foto: Reprodução

O Ministério Público Estadual (MPE) entrou com 22 Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) pedindo a suspensão dos efeitos de leis municipais que flexibilizaram o porte de arma de fogo para atirador desportivo e integrantes de entidades desportivas.

Segundo o órgão, são normas que instituíram, a partir deste ano, o dia 9 de julho como Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CAC), reconhecendo suas atividades como de risco.

Estão sendo questionadas leis aprovadas pelas Câmaras de Vereadores e sancionadas pelo Poder Executivo dos seguintes municípios: Juara; Diamantino; Confresa; Juruena; Porto Alegre do Norte; Ribeirão Cascalheira; Canabrava do Norte; Serra Nova Dourada; São José do Rio Claro; Canarana; Araputanga; Guarantã do Norte; Aripuanã; Campo Novo do Parecis; Campo Verde; Cáceres; Sinop; Colniza; São José dos Quatro Marcos; Terra Nova do Norte; Tangará da Serra; Vila Rica.

Flexibilização do porte de armas

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, afirmou que as normas municipais criaram presunção quanto ao risco da atividade de atirador desportivo, eximindo o requerente da autorização do dever de comprovar a sua efetiva necessidade e vinculando a análise da Polícia Federal.

Dessa forma, ele explica, basta que o requerente apresente prova de cadastro a uma entidade de desporto e o registro da arma para que venha a obter, automaticamente, autorização para porte, pois há presunção automática de ‘risco da atividade’ e da ‘efetiva necessidade de porte de armas de fogo’ por atiradores desportivos.

José Antônio Borges argumentou ainda que as normas suprimiram uma das condições previstas no Estatuto do Desarmamento, facilitando a obtenção de autorização para o porte e flexibilizando norma federal de controle de circulação de armas. Além disso, ocorreu usurpação da competência legislativa da União para dispor sobre direto penal e armamentos.

Conforme o MPE, o Plenário do Supremo Federal já manifestou, em outros julgamentos, entendimento de que porte de arma de fogo é temática afeta à segurança nacional e, com base no princípio da predominância do interesse, declarou a competência privativa da União para legislar sobre a matéria.

Legislação

Embora a posse de arma de fogo seja permitida àqueles que comprovem o cumprimento dos requisitos legais, o porte de arma, ou seja, a possibilidade de circulação com a arma fora do ambiente residencial ou profissional, é, em regra, proibido no Brasil.

O procurador afirma que isso relaxou os requisitos para a obtenção da autorização concedida a título excepcional pela Polícia Federal.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp