Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Veja a fazenda que vai sediar a Abertura Nacional do Plantio da Soja 22/23

Evento trará painéis com o tema ''Sustentabilidade como diferencial da soja brasileira'' e ''Tendências tecnológicas e boas práticas para a alta produtividade''

Redação Agência da Notícia com Canal Rural

10/08/2022 - 10:00

Veja a fazenda que vai sediar a Abertura Nacional do Plantio da Soja 22/23

Foto

Foto: Reprodução

A semeadura da soja começa em setembro na maioria dos estados brasileiros. Para marcar oficialmente este importante momento, a 11ª edição do Projeto Soja Brasil vai realizar a Abertura Nacional do Plantio da Soja em 22 de setembro deste ano.Pela primeira vez, o evento acontecerá em São Paulo, mais precisamente no município de Santa Cruz do Rio Pardo, na fazenda Nossa Senhora de Aparecida, do Grupo Romalure Agrícola.

Além do já tradicional enfileiramento de plantadeiras na lavoura, a ocasião trará dois painéis com discussões de alto nível com os temas “A sustentabilidade como diferencial da soja brasileira” e “Tendências tecnológicas e boas práticas para a alta produtividade”.

Conheça a história da propriedade

A fazenda é de propriedade do produtor rural Rogério Ferrari que, antes de adquiri-la, ajudava os pais em sua manutenção, quando criança. “Eu tinha mais ou menos nove anos e minha mãe conta que eu olhava para a fazenda e dizia que ainda compraria todo aquele ‘mato’ para mim. Como dizem, a palavra tem poder”, orgulha-se.

Muito devoto, o “Seu Ferrari”, como é conhecido, sempre fez questão de levar os funcionários à cidade de Aparecida, principal destino de turismo religioso do Brasil. Daí, a origem do nome da fazenda. Outros empreendimentos da família também possuem nomes ligados ao catolicismo.

Falando em família, o nome do grupo é fruto da junção das sílabas iniciais dos filhos e da esposa. Assim, Rogério, Matheus, Lucas e a esposa Renata formam a Romalure Agrícola.

Desde os 14 anos o produtor é focado no agro. Fez o mesmo com os filhos, levando-os para a lavoura de soja desde muito pequenos para olhar o crescimento da planta, analisar as pragas e entender todo o ciclo da cultura.

Produção de soja do Grupo

No ano 2000, Ferrari produzia gado em Goiás e em São Paulo. Neste mesmo ano, começou plantando 25 hectares de soja em São Paulo. Foi aumentando a área destinada ao grão aos poucos e, em 2005, ampliou a produção da oleaginsa para 250 hectares.

“Fui adquirindo terras e em 2014 passei a incorporar 200 hectares no sistema de integração lavoura-pecuária”, conta. Atualmente, em todo o Grupo Romalure, a intenção é semear soja em 3.200 hectares.

“Na safra 2021, colhemos cerca de 200 mil sacas. Na 22/23, esperamos obter mais ou menos 220 mil, com produtividade acima de 70 sacas por hectare”, conta.

O produtor conta, ainda, que adquiriu pivôs para a sua lavoura e produzirá 20% da soja em regime irrigado e 80% em sequeiro.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp