Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

EPL assina ordem de serviço para o plantio compensatório na BR-158/MT

Agência da Notícia com EPL

16/08/2022 - 06:23

EPL assina ordem de serviço para o plantio compensatório na BR-158/MT

Foto:

Foto: Reprodução

Nesta semana, a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) deu início às atividades para execução do plantio compensatório da BR-158/MT, com a assinatura da ordem de serviço para o reflorestamento. O trabalho prevê o plantio de 155 mil mudas de árvores nativas em áreas que totalizam 93 hectares (cerca de 93 campos de futebol) dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé, no estado do Mato Grosso, na área de influência da rodovia.

A proposição da Terra Indígena Marãiwatsédé, do povo Xavante, para receber o plantio, é fruto de um acordo realizado entre a Funai, o Ibama Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), representado no processo de licenciamento ambiental pela EPL, demandada pelo Ministério da Infraestrutura.
O plantio compensatório é uma das condicionantes do Ibama para o licenciamento ambiental de dois trechos da rodovia: o primeiro com 213,5 quilômetros de extensão, entre a divisa do Mato Grosso com o Pará e o entroncamento com MT-433 (trecho norte), e o segundo entre o entroncamento da MT-242/322 até o município de Ribeirão Cascalheira, com 89,8 quilômetros de extensão (trecho sul). 

A EPL é a responsável por todas as etapas do reflorestamento, desde a elaboração do projeto, a implantação do plantio e a manutenção e monitoramento por no mínimo três anos.
Concessão - Atualmente, a EPL desenvolve os estudos que vão resultar na concessão do trecho de 1.135,1 quilômetros da BR-158, entre o Mato Grosso e o Pará. O licenciamento ambiental em execução pela EPL agrega valor à futura concessão, uma vez que traz segurança para os investidores interessados no projeto.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp