Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Sintonia entre gerações deixa como herança o boi ideal em MT

Confira a história dos pecuaristas Antônio Jair Monari e sua filha Aline Monari, da fazenda Santo Antônio, em Cáceres (MT)

Agência da Notícia com Canal Rural

16/08/2022 - 11:09 | Atualizada em 16/08/2022 - 15:55

Sintonia entre gerações deixa como herança o boi ideal em MT

Foto:

Foto: Reprodução

A paixão pelo boi gordo veio de herança da família Monari e foi o grande laço de sintonia para a produção do boi gordo ideal.

Essa paixão nasceu com o saudoso Dario Monari, pai de Antônio Jair Monari, 64. Antônio, consequentemente, passou os ensinamentos à filha, Aline Monari, 37, formada em zootecnia e com mestrado nos Estados Unidos.PUBLICIDADEEla também conviveu e aprendeu muito com o avô. Antônio é quem toca a fazenda e Aline, que atualmente mora nos Estados Unidos, também dá os pitacos na condução da fazenda.

“A paixão pelo boi foi uma herança do meu pai. Ele primava pela qualidade. É isso que nós buscamos. Fazer cada dia melhor”, diz Antônio.

O amor pela pecuária foi semelhante ao de Aline.

“Eu peguei essa paixão do meu avô. O sentimento que eu vi dele para terra e para os animais passou para o meu pai, passou para mim e acho que no futuro eu espero passar para os meus filhos. Para que continue essa geração”, diz Aline.

Antônio e Aline estiveram no programa do Giro do Boi nesta segunda-feira, 15. Eles foram os produtores da vez no quadro “Orgulho de ser pecuarista”.

De São Paulo para o interior de Mato Grosso

O projeto de pecuária da família, hoje feito da fazenda Santo Antônio, no município de Cáceres (MT), nasceu com a mudança de seu Dario de São Paulo para Mato Grosso.

O ano foi 1984 quando ele adquiriu as primeiras terras na região.

Lá ele desenvolveu o gosto pela criação e se tornou uma das grandes referências da produção de gado.

O sistema é de cria, recria e engorda, com uma produtividade que está em 14,36 arrobas hectare. Dario faleceu aos 89 anos no final do ano passado.

Muito à frente do seu tempo

O trabalho de Dario já começou muito à frente de seu tempo, pois foi um dos que começou a integrar a produção de boi com a produção de grãos.

“Meu pai tinha uma visão muito diferenciada”, diz Antônio.

Os produtores aprenderam a espelhar o trabalho de Dario para suas vidas e fazem a fazenda ser o que é hoje.

Com projetos de produção de um gado diferenciado, com boa genética para uma produção de carne de qualidade e com sustentabilidade.

Confira no vídeo acima a entrevista na íntegra para conferir os detalhes de um dos desbravadores para o desenvolvimento da pecuária em Mato Grosso.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp