Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 26 de Setembro de 2021

1 0
:
1 0
:
1 3

Últimas Noticias

Enquete

Como você pretende investir o seu dinheiro nos próximos anos?

Notícias / Geral

11 Abr 2014 - 15:00

Quase 200 brigadistas devem reforçar combate ao fogo durante seca em MT

Ibama autorizou Prevfogo a contratar profissionais para este ano. Profissionais vão contribuir em ações sempre que solicitados.

G1 MT

 Quase 200 brigadistas vão reforçar as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais em Mato Grosso no período da seca. Eles serão contratados temporariamente pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), já autorizado pelo Ibama a recrutar as equipes.
A maior parcela dos profissionais, ou seja, 90, será distribuída entre os municípios de Campo Novo do Parecis, Cáceres, Poconé, Nova Bandeirantes, Luciara e Tangará da Serra. Em cada um as brigadas terão 15 profissionais, sendo um brigadista chefe; dois responsáveis de esquadrão e 12 agentes para prevenção e combate aos incêndios florestais.
Outros 87 se dividirão entre Serra Nova Dourada, Cotriguaçú e Paranatinga. Segundo prevê portaria do Ibama, publicada nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial da União, cada localidade contará com 29 pessoas nos cargos de: brigadista chefe (1), chefe de esquadrão (4) e agentes de campo (24).
Além dos 177 elencados em publicação do Ibama, a estrutura deve contar ainda com três gerentes estaduais, segundo a coordenação do Prevfogo mato-grossense.
Em fevereiro deste ano uma portaria do Ministério do Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental entre os meses de abril e novembro em Mato Grosso, época em que a seca aumenta os riscos de ocorrências de queimadas e incêndios. Os profissionais a serem recrutados devem trabalhar por um período de seis meses.
Em 2014 os brigadistas vão atender prioritariamente áreas indígenas e assentamentos. A definição do foco - que pode compreender também as unidades de conservação - atende à Lei Complementar de número 140, que estabeleceu as competências de entes como União, estados e municípios para a proteção do meio ambiente.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet