Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Procon orienta consumidores sobre compras de Páscoa e Semana Santa

Compra de chocolates e pescados exigem cuidados

 Com a proximidade da semana santa e da Páscoa, o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), alerta os consumidores sobre cuidados que devem ser tomados com as compras de chocolates e pescados.

Conforme a superintendente, Gisela Viana, a primeira dica é não deixar as compras para a última hora, pois para economizar é importante fazer uma pesquisa antecipada de preços. O consumidor também deve ler cuidadosamente o rótulo dos produtos, verificando o peso, data de validade, composição e restrições de consumo. A atenção deve ser redobrada na compra de ovos de chocolates que contém recheios de frutas, pois os mesmos tendem a estragar com mais facilidade.

A maioria dos ovos de Páscoa são numerados de acordo com o critério individual de cada fabricante, sem uma relação direta com a quantidade de chocolate que o produto possui, lembra a superintendente. Se houver brinquedos no interior do produto, os consumidores devem observar se a embalagem traz o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a indicação de faixa etária do brinquedo. Também é importante pedir a nota fiscal e verificar se a embalagem não está violada.

Com relação aos pescados, o consumidor deve estar atento às características do produto, observar a aparência e a consistência. Os olhos devem estar brilhantes e as escamas firmes. O peixe fresco precisa ser conservado em gelo. Para a compra do bacalhau, o consumidor deve observar seu aspecto e cheiro. A carne é branca, deve ser firme e resistir à pressão dos dedos. “Verifique sempre a higiene do local”, salienta Gisela Viana.

Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13h às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h30 e aos sábados das 07h30 às 12 horas.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp