Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Prefeitura de Sinop notifica dono de lotes sujos

Com a manutenção dos lotes limpos, os casos de dengue em Sinop caíram cerca de 80%

Agência da Notícia com Redação

14/04/2014 - 09:39 | Atualizada em 14/04/2014 - 10:42

A Prefeitura de Sinop começou a notificar os proprietários que não fazem a limpeza de seus lotes. Até o momento mais de 150 imóveis foram flagrados com lixo, entulhos ou com mato.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, uma vez notificado o dono tem 15 dias para providenciar a limpeza e comprovar por meio de fotografias na secretaria de Meio Ambiente. Caso contrário terá uma multa aplicada na próxima cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbanos (IPTU), os valores dependem do tamanho e da região do lote.

A determinação para fiscalização dos lotes abandonados faz parte de um mutirão para o combate a dengue. De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Júnior, os números de casos confirmados em Sinop caíram cerca de 80%, mas a população precisa manter os cuidados. “Estamos em uma época crítica de proliferação do mosquito e não podemos descuidar. Se os casos caíram precisamos manter os cuidados para que não volte a crescer”, destacou o secretário.

As regiões que tiveram mais lotes notificados são dos bairros próximos ao Aeroporto, região de novos loteamentos.
“Cerca de 15 bairros estão nascendo agora em Sinop e nestas regiões muitas pessoas compram lotes como investimentos e deixam parados esperando valorização e esquecem que precisam zelar pela manutenção deles. Quem acaba sofrendo são os primeiros moradores destas regiões”, explicou o coordenador de comunicação da prefeitura José Pedro Serafini.

As fiscalizações devem ocorrer a cada 15 dias. Não existe prazo para que elas acabem. De acordo com a secretaria de Meio Ambiente as notificações continuarão ao longo do ano. “Nessa época de dengue o trabalho é intensificado, mas ele vai prosseguir ao longo do ano para manter a cidade limpa e organizada”, destacou a assessoria.

No caso de lixo, se o proprietário comprovar que não é ele quem suja o lote, a pessoa que fizer poderá ser multada em seu lugar. “O lixo de quintal tem que ter o destino correto, que é a contratação de uma empresa que levará para o aterro. Ocorre que muitas pessoas levam para lotes próximos de suas casas ou nas saídas da cidade e se assim forem flagradas serão multadas por crime ambiental”, concluiu a assessoria.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp