Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Polícia

Treze detentos fogem do sistema penitenciário de MT neste ano

No domingo (13), 3 presos escaparam da Penitenciária Central de Cuiabá. Superintendente explica que medidas são tomadas para evitar fugas.

 Pelo menos 13 detentos fugiram do sistema penitenciário de Mato Grosso, somente neste ano, conforme a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). A fuga mais recente ocorreu no domingo (13), na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, a maior unidade prisional do estado. Três reeducandos que estavam na ala psiquiátrica conseguiram escapar após um agente carcerário esquecer-se de fechar o portão.
Os presos saíram da ala e pularam o muro do presídio. O diretor da Penitenciária Central, Roberval Barros, declarou que a ala em questão é um anexo que fica aos fundos da unidade prisional e pertence ao Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho. Conforme ele, os presos não teriam relação com a carceragem do presídio.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen), João Batista de Souza, não houve descuido por parte o agente e, sim, excesso de trabalho. “São apenas três servidores para cuidar do setor e acabam esquecendo alguma coisa”, pontuou.
De acordo com a Sejudh, 77 presos fugiram no último ano em Mato Grosso. O superintendente de Gestão Penitenciária, Gilberto Carvalho, explicou que medidas estão sendo tomadas na tentativa de diminuir as fugas. “Com a capacitação, também a habilitação dos servidores para o porte de armas, o uso progressivo da força, conseguimos reduzir o número de fugas para 60% em relação a 2012 para 2013”, destacou.
Já para o especialista em segurança pública Naldson Ramos, a fuga dos detentos da ala psiquiátrica é considerada um exemplo de falta de treinamento. “O trabalho requer acompanhamento e deve haver a avaliação dos procedimentos praticados pelos agentes. E deve ser constante para evitar que casos como esses ocorram. De certa forma, isso coloca em risco a segurança da sociedade que pode sofrer consequência por um procedimento mal elaborado”, ressaltou.
Buscas e prisões
Os três presos que fugiram da Penitenciária Central no domingo foram recapturados pela Polícia Militar. O primeiro foi localizado no mesmo dia depois que moradores do Bairro Pedra 90 viram um homem andando pela rua com o uniforme da penitenciária e acionaram os policiais militares.
Outro reeducando foi recapturado no Bairro São Gonçalo. Uma equipe que fazia ronda pelo local teria identificado o preso em um dos pontos do bairro e o encaminhou para a penitenciária. Já o terceiro fugitivo foi localizado na noite de segunda-feira (14) nas proximidades de um assentamento rural na região da cidade de Jangada, a 82 km de Cuiabá. De acordo com os agentes penitenciários, ele estava escondido na propriedade rural, onde foi cercado pelos policiais.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp