Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 22 de Setembro de 2020

0 4
:
2 9
:
4 9

Últimas Noticias

Notícias / Geral

16 Abr 2014 - 10:15

Governador homologa situação de emergência em 8 municípios

Decretos estão no Diário Oficial da última sexta-feira (11), com circulação nesta segunda-feira (14)

Mídia News

 O governador Silval Barbosa (PMDB) homologou oito decretos municipais por situação de emergência. As cidades beneficiadas são: Comodoro, Tapurah, Santa Carmem, Nova Olímpia, Nortelândia, Guarantã do Norte, Cotriguaçu e Aripuanã.

O ato foi assinado na última sexta-feira (11) e publicado no Diário Oficial do Estado com circulação nesta segunda-feira (14). A situação de emergência vale por 180 dias.

O principal motivo são as intensas chuvas que atingem as regiões. A maior parte das cidades está no Médio-Norte de Mato Grosso, seguido por Noroeste, Norte e Oeste.

Além desses oito municípios, conforme o superintendente da Defesa Civil do Estado, Sérgio Roberto Delamônica, desde o início do ano o Poder Executivo homologou a situação de emergência em outros 23 locais.
O Governo Federal também reconheceu outras 20 cidades em situação de emergência. Mais três possuem decretos municipais.

“A homologação por parte do Estado e o reconhecimento por parte da União significa dizer que foi compreendido pelos dois que a capacidade dessas cidades em intervir nos problemas ocasionados por catástrofes ambientais foi exaurida”, afirmou.

Apesar de 46 municípios mato-grossenses estarem, de alguma forma, afetados pelas chuvas, o coronel explicou que o número é “razoável” e a tendência é que a partir de agora a intensidade pluviométrica diminua.

“A tendência, realmente, é que esse regime de chuvas reduza, mas também é válido lembrar que não são apenas as chuvas que determinam a situação de emergência. Ainda assim, os municípios tem se preparado a cada ano para desenvolver melhor suas capacidades de resposta à população”, disse.

A diminuição das chuvas também foi confirmada pelo meteorologista Waldilson Fidélis, do 9º Distrito de Meteorologia.

“A chuva está em todo o Estado e, até maio, ainda devemos ter mais umas cinco chuvas fortes. Não está chovendo de maneira incomum, é normal para o período. Tivemos maior intensidade nesse fim de semana em Diamantino, por exemplo, onde choveu 35 mm só no domingo (13)”, disse.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet