Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Qualidade de sementes e governo são temas da programação

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Seneri Paludo, é uma das autoridades que já confirmaram presença

Agência da Notícia com Cenário MT

15/01/2015 - 10:50

 A Abertura Oficial da Colheita de Soja Safra 2014/2015, no próximo dia 29, será antecedida pela discussão de assuntos de relevância para o setor agrícola mato-grossense, a serem abordados durante o painel técnico e o fórum Soja Brasil. A qualidade das sementes e os rumos do segundo mandato do atual governo federal para a agricultura levarão palestrantes de renome ao evento, que começa às 8 horas, em Alto Garças, sul do Estado.

Para o tema “Semeando qualidade – O fator semente na produtividade”, que norteará o painel técnico, a partir das 8h30, foram convidados os painelistas Roseli Muniz Giachini, doutora em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso, o técnico da Embrapa Soja, José de Barros França Neto, o fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Silvino Moreira Silva, e o diretor-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), Elton Hamer.

Os deputados federais Nilson Leitão (PSDB-MT) e Marcos Montes (PSD-MG), vice-presidente e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), são presenças confirmadas para o Fórum Soja Brasil: As perspectivas para o agro no segundo governo Dilma. Além deles, participam da rodada de discussão política o presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Ricardo Tomczyk, e o representante da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira. Tanto o painel técnico quanto o fórum serão transmitidos ao vivo pelo Canal Rural, um dos realizadores do evento Soja Brasil.

“O evento do lançamento da colheita em Mato Grosso é algo muito importante, pois se trata do Estado maior produtor de soja, responsável por praticamente um terço da produção nacional. Os temas que serão tratados são igualmente relevantes, a questão das sementes é o assunto do momento, a qualidade está sendo uma preocupação do produtor. E os rumos do governo nesse segundo mandato, todos querem saber como será a condução. Portanto, será um momento de grande relevância para o setor em todo o país”, reforçou o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.

Colheita – A presença da recém-empossada ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, é uma das mais aguardadas para a solenidade de Abertura Oficial da Colheita da Soja Safra 2014/2015, que ocorre depois do almoço, prevista para as 14 horas do dia 29. O convite já consta da agenda da ministra. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Seneri Paludo, é uma das autoridades que já confirmaram presença. A organização ainda aguarda as confirmações do governador Pedro Taques, de seu vice, Carlos Fávaro, e do secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp