Mato Grosso

Sábado, 20 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Em pauta com Fabiano Amaral

Agência da Notícia com Agro Olhar

19/01/2015 - 09:08

 A colheita da safra 2014/2015 de soja chegou a 4,1% dos 8,866 milhões de hectares semeados nesta semana. O avanço foi de apenas 2,1 pontos percentuais. Além das pragas e doenças, uma das maiores preocupações dos produtores segue sendo a ausência de chuva nesta fase de desenvolvimento das plantas e preenchimento dos grãos. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produtividade média no Estado é de 53,5 sacas por hectare.

Todas as sete regiões em que Mato Grosso é dividido na produção agropecuária já estão com as colheitadeiras ligadas. A região Nordeste que na semana passada não havia iniciado a colheita já andou em 0,6% de seus 1,34 milhões de hectares com as máquinas.

A região mais avançada é o Oeste com 8,3% de 1,08 milhão de hectares, seguido do Sudeste com 6,4% de 1,92 milhão de hectares. O Médio-norte colheu apenas 3,3% dos 3,06 milhões de hectares plantados na safra 2014/2015, conforme o Imea.

Dentre os municípios Sapezal lidera com 11% de 401,7 mil hectares colhidos. Sorriso colheu apenas 4% de 580,6 mil hectares, é a maior área destinada à soja de Mato Grosso.

De acordo com o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Nery Ribas, a média geral de ausência de chuvas regulares em Mato Grosso está entre 15 e 20 dias.

“Com o início do plantio mais tarde, as plantas estão agora na fase de enchimento de grãos. A chuva é essencial para o desenvolvimento e isso define a produtividade da lavoura, o que pode comprometer a estimativa inicial”, explica o gerente técnico da Aprosoja-MT.

Como o Agro Olhar comentou recentemente a ausência de chuvas favorece para que doenças como a ferrugem asiática, contudo é preciso que o produtor fique atento, visto a proliferação poder vir a ser ocasionada neste caso com a colheita.

No caso das pragas, como a mosca branca, o clima seco é favorável para a expansão nas lavouras.

Meteorologia

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura média no final de semana deverá variar entre 36ºC e 37ºC, chegando a 38ºC na segunda-feira (19), em Mato Grosso. A previsão é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas nas regiões Norte e Noroeste, enquanto nas demais regiões o céu deverá ficar parcialmente nublado a nublado com chuva isolada.

Em Cuiabá a previsão é de chuva no final de semana e na segunda-feira. A máxima varia de 35ºC a 37ºC. Em Rondonópolis a previsão para domingo é de chuvisco e os termômetros chegam aos 38ºC.

Em Sorriso o tempo deve ficar apenas encoberto no final de semana com máxima chegando aos 36ºC. Chuviscos estão previstos para a segunda-feira. Já em Alta Floresta a previsão é de chuvisco no fim de semana e máxima de 36ºC.

Para Sapezal, revela o Inmet, a estimativa é de chuva e máxima de 28º no sábado (17) e domingo (18).
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp