Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 28 de Novembro de 2020

0 1
:
5 8
:
4 9

Últimas Noticias

Notícias / Geral

17 Abr 2014 - 10:55

Cáceres terá nova unidade do Socioeducativo

Área de 3,5 hectares atenderá adolescentes em conflito com a lei

Mídia News

 O secretário-adjunto de Justiça, Nestor Fidelis, representando o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/MT), Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, assinou nessa terça-feira (15) um termo para doação de terreno à Sejudh com o prefeito de Cáceres, Francis Maris, e o presidente do Sindicato Rural do município, Marcinho Lacerda. Na área doada, de 3,5 hectares, será construída uma unidade socioeducativa para reintegração de adolescentes em conflito com a lei, realizando atendimento multidisciplinar, promovendo a cidadania.

Nestor Fidelis destacou que a parceria está dentro das mudanças propostas no sistema, de “trazer o ponto de vista da humanidade para a realidade do sistema socioeducativo; e estamos conseguindo avançar com comprometimento de servidores e as parcerias firmadas. O principal é oferecer meios de recuperação aos adolescentes, razão pela qual torna-se relevante o apoio de toda a rede de atenção principalmente junto às famílias. E também com o apoio de segmentos sociais, como esta parceria que selamos com o município e com o Sindicato Rural".

O prefeito Francis Maris afirmou que a contrapartida do município foi possível “graças a esta ação do Sindicato, uma vez que o município não possui área apropriada para a obra”. O Sindicato deverá receber um terreno que totalizem a área cedida, no valor de R$ 971 mil. A Prefeitura assumiu a responsabilidade de repassar ao Sindicato Rural uma área do mesmo tamanho.

Essa é mais uma ação do Sindicato executada e voltada para a coletividade. "O Sindicato Rural é parceiro da Sejudh, com a realização de cursos profissionalizantes, que são ministrados aos reeducandos e reeducandas da Cadeia Pública e Anexo Feminino do município através do Senar", disse Francis Maris.

Reunião

O secretário-adjunto também tratou de vários assuntos, entre eles a construção da nova sede e a reforma do prédio onde atualmente estão internados os menores em conflito com a lei, com a juíza Leilamar Aparecida Rodrigues, o promotor de Justiça Jaime Romaquelli, o defensor público Marcelo Ramires, e o vereador Marcinho Lacerda. O grupo ainda foi fazer uma vistoria no local. "Nossa previsão é de um investimento de R$ 250 mil com reformas emergenciais, para dar melhor condições de trabalho aos servidores e, principalmente, oferecer condições de ressocialização e estudo para os menores", encerrou Fidelis.

Projeto

Na área doada será instalado o novo centro de internação provisória e definitiva, para adolescentes do sexo masculino. A ideia é usar o espaço atual, que será recuperado para ser um centro de recuperação de adolescentes do sexo feminino que hoje são levadas para Cuiabá. O novo prédio terá capacidade para 60 internos definitivos e 30 provisórios, em seis blocos. Além dos seis blocos para os internos, o projeto prevê um bloco para a parte administrativa e um bloco para atendimento médico. Na parte administrativa, deverão, como define a legislação, haver salas independentes para o Juizado da Vara da Infância e Adolescência, para a Promotoria e para a Defensoria.

Nos seis blocos para internos deverão ficar 15 em cada. Cada bloco terá a sua sala de aula. O projeto prevê ainda a construção de quadra de esportes coberta, piscina semiolímpica, salão para visitas, salas de oficinas de artes, terapia e cursos profissionalizantes.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet