Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Política

Deputado acusa Taques de usar a máquina para articular Mesa

Zeca Viana afirma que Taques pode transformar AL em ''puxadinho'' do Paiaguás

Agência da Notícia com Mídia News

30/01/2015 - 15:30

 O deputado estadual Zeca Viana (PDT) acusou o governador Pedro Taques (PDT) de usar a estrutura do Governo do Estado para obter votos para seu grupo na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Para o presidente diretório regional do PDT, a atitude de Taques vai contra seu discurso de “moralização” e “Transparência”.

“Ontem viajei e, quando voltei, à tarde, fiquei sabendo de negociações que o governador fez, individualmente com deputados, lá no Palácio Paiaguás. O que fiquei sabendo é que ele trocou cargos por votos, e isso é uma coisa que não vou admitir”, afirmou.

“Esse comportamento dele me estranha, porque não é aquilo que pregamos nos últimos quatro anos, que é um governo de moralização e transparência. Dando independência aos Poderes, autonomia "O que fiquei sabendo é que ele trocou cargos por votos, e isso é uma coisa que não vou admitir. Infelizmente, com trinta dias ele foi picado pelo mosquito mau que ainda ronda o Palácio Paiguás" aos Poderes. Hoje ele é governador do Palácio Paiaguás e da Assembleia Legislativa”, disse Zeca.

“Contribui para eleger esse governo. Eu não queria vir para reeleição e ele fez com que eu continuasse exatamente com o propósito de estarmos juntos para fazer as transformações necessárias. Mas, infelizmente, com trinta dias ele foi picado pelo mosquito mau que ainda ronda o Palácio Paiguás”, completou o deputado.

Segundo o parlamentar, mesmo não aceitando deputados de oposição na composição da Mesa, Taques teria negociado com o PMDB e PSD.

“Na região do Araguaia, ele fez negociação com deputado do PMDB e, no Norte, do PSD. Primeiramente, ele não queria os votos da oposição. Foi isso que não deu para entender. Acho que se ele realmente negociou os cargos, os outros terão o mesmo direito de cobrá-lo, aí ele vai criar mais oposição, uma situação raivosa”, afirmou.

De acordo com Zeca, os cargos do Governo na região do Araguaia teriam a sua indicação. Ele, no entanto, não acredita que o ato seja em retaliação a sua candidatura à presidência da Mesa Diretora com o apoio da oposição.

“Não posso dizer que seria retaliação, não posso acreditar que viria dele uma situação dessas. Mas o PDT vai exigir o que é de direito dele. O governador é do PDT, eu sou presidente do partido e nossos companheiros do interior tem todo direito”, disse.

“Sempre fomos oposição e nunca tivemos direito de cobrar, mas agora temos direito, sim, de assumir cargos no governo. E disso não vou abrir mão. Ele tem o poder de vetar, mas depois vai ter que explicar para nossos correligionários, aqueles eleitores que vestiram a camisa e defenderam nosso nome”, afirmou.
"Esse comportamento dele me estranha, porque não é aquilo que pregamos nos últimos quatro anos, que é um governo de moralização e transparência"
Puxadinho e oposição raivosa

Segundo Zeca Viana, a interferência de Taques nos assuntos internos da Assembleia Legislativa irá criar uma oposição “raivosa”, o que deve atrapalhar a governabilidade.

“Fiz um trabalho bem feito, onde a oposição estaria conosco, sem dificultar as mudanças que o governador quer fazer. Porque o regimento dá muitos poderes aos deputados, se ele quiser pode enrolar um projeto por vários meses Ele criou uma situação de oposição raivosa”, disse.

Para o parlamentar, Taques contradiz antigos discursos e começa sua gestão de maneira equivocada.

“Uma coisa que o Pedro sempre falou em suas declarações é que ele não era puxadinho do Palácio da Alvorada. Agora estou com dificuldade de dizer o que ele será da Assembleia Legislativa. Então, ele vai ter que explicar isso para a sociedade”, disse.

“Criamos uma expectativa muito grande e a população está acreditando piamente nas transformações prometidas. Eu também estou acreditando nisso, mas estou achando que esse início dele está muito complicado para termos uma decolagem tranquila. Porque se começar mal, é sinal que terá também um meio e fim tumultuado”, afirmou.

Líder do Governo: recuo

Inicialmente dado como certo como o parlamentar que seria escolhido para ser o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Zeca vê, hoje, como quase impossível fazer a defesa de Taques no parlamento.

“Ele me tirou o poder de defendê-lo. Vou defender dentro daquilo que eu puder discutir com meus colegas deputados. Mas estou sem qualquer autonomia para fazer qualquer defesa como líder, como o defensor ferrenho que eu era antes”, disse.

Mesmo assim, ele nega que virar oposição ao governador e que fique qualquer tipo de mágoa entre ambos a partir de agora.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp