Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Mega leilão da Estância Bahia maior evento da Pecuária Mundial, é neste domingo (20)

Mega leilão acontece dia 20 de abril, em Água Boa

Agência da Notícia com Redação

18/04/2014 - 10:53

 O tradicional Megaleilão da Estância Bahia, conhecido mundialmente, por vender o maior número de animais em um só local e no mesmo dia, está em contagem regressiva para a realização da 13º edição.

Este ano o Megaleilão 10.013, será realizado no dia 20 de abril, em Água Boa-.

MT.

O evento é um projeto do empresário Maurício Tonhá, carinhosamente chamado pelos amigos e pecuaristas brasileiros de “O Leiloeiro das Grandes Boiadas”.

A primeira edição do Megaleilão aconteceu em 2001, com o objetivo de comemorar os 10 anos de atividades da Estância Bahia como Leiloeira Rural.

Naquele ano, a proposta de Maurício Tonhá, era vender 10.001 animais. Mas a ousadia e o desejo de superar a marca e conquistar novos limites fizeram com que fosse registrado o número de 12.861 animais comercializados.

A iniciativa do empresário deixou perplexos os pecuaristas e o evento teve sabor de desafio como comenta Maurício Tonhá.

Desde aquela época, os números não pararam de crescer, e na última edição em 2012, foram vendidos em Água Boa 40.940 animais para cria, recria e engorda.

“Promover um evento dessa importância requer muita destreza e conhecimento de quem carrega anos de experiência na bagagem. Os preparativos já começam ao final de cada edição, quando são feitos os primeiros contatos com os criadores que vão vender seus animais no leilão”. Destaca Tonhá

A Estância Bahia conta com uma ampla estrutura, com capacidade para abrigar mais de 30 mil animais.

Nos 30 dias que antecedem o Megaleilão, os animais do recinto, recebem água e comida em abundância. Para compor a oferta do leilão, os proprietários dos animais devem providenciar toda a documentação necessária, como guia de transporte e atestado de sanidade.



Assim que são habilitados para permanecer no recinto, os animais recebem marcação no quarto posterior e seguem para os piquetes, onde são apartados por idade e padrão racial. Os animais que não se enquadram na seleção são imediatamente descartados para não comprometer a qualidade de oferta, o grande diferencial do Megaleilão.

“Comercializar em nosso Megaleilão traz muitas vantagens aos criadores, porém, não basta apenas volume”. Os animais devem seguir um rígido padrão de qualidade que considera desde a rusticidade, passando pela fertilidade, adaptabilidade e vocação para ganhar peso em menor tempo possível.

Antes de serem encaminhados para a estrutura da Estância Bahia Leilões, em Água Boa/MT, uma equipe é enviada às propriedades para verificar se os lotes realmente atendem os padrões exigidos pelos clientes”. Disse Maurício Tonhá

Desde que foi implantado oficialmente pela Estância Bahia, o projeto Megaleilão ganhou dimensões internacionais. A transmissão ao Vivo Pelo Canal Terra Viva, apenas comprova a verdadeira proposta comercial do evento.

A cada ano, cresce o número de investidores interessados em vender e comprar no Megaleilão da Estância Bahia.

Em 2012, passaram pelo recinto da empresa em Água Boa, cerca de cinco mil pessoas e o aeroporto da cidade recebeu 74 aeronaves. Um recorde.

A iniciativa de Maurício Tonhá, em promover o Megaleilão, conquistou a confiança o respeito e o reconhecimento de muitas lideranças.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp