Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 5 de Dezembro de 2021

1 9
:
3 8
:
0 6

Últimas Noticias

Enquete

Na Sua opinião você é a favor ou contra a realização do carnaval em fevereiro de 2022

Notícias / Agronegócio

22 Abr 2014 - 10:05

Edital convoca empresas para doar créditos de carbono na Copa do Mundo

Em Mato Grosso, a Arena Pantanal foi considerada a obra mais sustentável para o evento

Agro Olhar

 Com a Copa do Mundo de Futebol cada vez mais próxima, o Governo Federal passou a buscar empresas que desejam doar créditos de carbono durante o evento. A iniciativa tem como objetivo compensar os gases emitidos pelas atividades do torneio. A chamada pública para as empresas interessadas na doação de créditos de carbono foi feita pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no Diário Oficial da União da terça-feira (15).

O edital ficará aberto até 18 de julho e terá como prioridade alcançar companhias detentoras de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) de projetos brasileiros do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Como recompensa, todas as empresas que aderirem à chamada receberão o selo de sustentabilidade “Baixo Carbono”. O diferencial do edital é que a iniciativa não envolve compensações financeiras.

Como contrapartida, os nomes das instituições serão veiculados nos relatórios de gestão e resultados do projetos e serão publicados em listagem organizada pelo poder público como doadores oficiais de créditos de carbono da Copa do Mundo de 2014. O edital se baseia em estratégia semelhante adotada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Em Mato Grosso, a Arena Pantanal foi considerada a obra mais sustentável para o evento. Durante toda a formulação do projeto as preocupações centrais recaíram sob as questões ambientais. Porém, mesmo com a perspectiva ambiental já sendo prioridade no estado, a doação de créditos de carbono também será contabilizada para Mato Grosso.

 
Sitevip Internet