Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Grupo elabora plano de controle da soja em Mato Grosso

O grupo tem até a segunda quinzena de abril para elaborar o documento.

Agência da Noticia com Agro Notícias

20/03/2015 - 07:55

 O Grupo de Trabalho que vai propor um plano de controle sobre as lavouras de soja a serem plantadas entre os dias 15 e 30 de setembro realizou a primeira reunião. Criado por meio de portaria conjunta nº 006/2015 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), o grupo tem até a segunda quinzena de abril para elaborar o documento.

O objetivo do GT é criar um padrão de controle de ferrugem asiática para esse período, endossado pelas principais entidades e órgãos de defesa vegetal. “Estamos elaborando um roteiro-base com as sugestões de todos os integrantes do grupo para em abril fecharmos o planejamento do controle”, informa o coordenador do GT, secretário-adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon.

A criação do GT foi autorizada por meio da Instrução Normativa Conjunta Sedec/Seaf/Indea, nº 001/2015, que contém medidas fitossanitárias para prevenção e controle da ferrugem asiática nas lavouras de soja no Estado. A IN amplia o período do vazio sanitário de 90 para 180 dias e proibiu o plantio da safrinha de soja. Trata-se de uma ação dentro da estratégia que o Governo do Estado está estabelecendo para garantir a sustentabilidade da produção da oleaginosa a médio e longo prazos em Mato Grosso.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp