Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sexta-feira 24 de Setembro de 2021

1 2
:
3 4
:
1 8

Últimas Noticias

Enquete

Como você pretende investir o seu dinheiro nos próximos anos?

Notícias / Agronegócio

24 Abr 2014 - 13:40

Entraves na produção de biocombustíveis são discutidos em Simpósio Nacional em Cuiabá

O volume 80,3% superior aos 53,441 milhões de litros produzidos no período em 2013.

Agro Olhar

 A falta de logística adequada para o escoamento da produção mato-grossense trava não apenas o setor agropecuário, mas também a indústria, entre elas a de biocombustíveis. Somente no primeiro bimestre de 2014 Mato Grosso foi responsável por 19,8% do biodiesel produzido no Brasil, por exemplo. Os entraves verificados na produção de biocombustível e o que pode ser feito para driblá-los está sendo discutido no 7º Simpósio Nacional de Biocombustíveis, que ocorre em Cuiabá.

Está é a primeira vez que o simpósio é realizado em Cuiabá. As atividades, que englobam palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos, tiveram início na quarta-feira (23) e seguem até sexta-feira (25).

Conforme o presidente da Associação Brasileira de Química em Mato Grosso (ABQ – MT) e coordenador do evento, Evandro José da Silva, a logística é um dos maiores entraves para a produção de biodiesel e etanol em Mato Grosso. “Poderíamos produzir muito mais. Hoje, por exemplo, para levar um litro de etanol de Mato Grosso para o porto de Paranaguá (PR) o frete sai cerca de R$ 0,20. Nossa logística inviabiliza a expansão”.

Mato Grosso, salienta o presidente da ABQ-MT, é um dos maiores produtores de biodiesel do Brasil. “Temos matéria-prima mais barata que os outros Estados, pois produzimos ela”. O biodiesel pode ser feito através de óleos vegetais, como de soja e algodão. “Nestes três dias colocaremos em discussão também o que podemos fazer para melhorar este entrave da logística e assim elevar nossa produção”, completa Silva.

De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Mato Grosso no 1º bimestre de 2014 produziu 96,333 milhões de litros de biodiesel. O volume 80,3% superior aos 53,441 milhões de litros produzidos no período em 2013. A produção mato-grossense representa 19,8% dos 484,4 milhões de litros produzidos no Brasil entre janeiro e fevereiro.

Confira aqui a programação do 7º Simpósio Nacional de Biocombustíveis.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet