Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 26 de Setembro de 2021

0 9
:
2 8
:
0 0

Últimas Noticias

Enquete

Como você pretende investir o seu dinheiro nos próximos anos?

Notícias / Artigos e Opinão

11 Abr 2015 - 11:00

O poder está nas ruas

Agência da Noticia com Onofre Ribeiro

 No correr desta semana assisti a um debate com o advogado Marco Marrafon junto com membros do Movimento Muda Brasil, de Mato Grosso. Discutiu-se ali a atual situação política, econômica, jurídica e institucional pela qual está passando o Brasil. Juntando as informações do debate com as que assisti no domingo no programa "Painel", na Globonews, ambos foram unânimes no ponto: o Brasil só será reconstruído sob a pressão das ruas. O Congresso Nacional se comporta ao sabor da onda e reage lento. O governo finge que não vê o Brasil que está ruindo. A única de sensibilizar os dois e conscientizar a população é pelas manifestações nas ruas.

Em 15 de março o Movimento Muda Brasil mobilizou cerca de 35 mil pessoas em Cuiabá que foram às ruas com várias bandeiras, tipo "Fora Dilma", "Impeachment Já", "Chega de corrupção". Seguiu a mesma tônica das manifestações em todo no Brasil, que reuniram mais de 1 milhão de pessoas. Neste domingo nova manifestação nacional, e em Cuiabá mais uma.

Desta vez a percepção mudou e o ideário também mudou. Os pontos-chave dos protestos deste domingo serão:

- Redução, pela metade, dos ministérios e corte com gastos públicos;

- Impedimento do ministro Dias Tófoli no julgamento dos processos da Operação "Lava Jato";

- Investigação do BNDES;

- Basta à transferência de dinheiro para investimentos em Cuba, Venezuela e outros; países;

- Renúncia da presidente, pela falta de governabilidade.

A grande questão que se apresenta ao Brasil neste momento resume-se às crises. A econômica que gerou a crise política, a crise institucional, a corrupção, a perda da interlocução política do Executivo com o Legislativo, e o crescente isolamento político da presidente Dilma Rousseff e, por fim, sua corroída relação com o seu Partido dos Trabalhadores.

O pano de fundo dessas relações desgastadas que geraram tantas crises, é o modelo político brasileiro velho, corrompido e inadequado ao tempo atual. Principalmente os partidos políticos deteriorados e a baixíssima confiança da sociedade nas instituições políticas e governamentais. As eleições tornaram-se cartas de compromisso entre eleitos e financiadores.

O papel das ruas será um só, neste domingo, seja em Cuiabá, seja em qualquer outra cidade do Brasil: dar pressão no Poder Executivo e no Congresso Nacional por uma reforma política que reponha o país no eixo da normalidade democrática. Isso já estará de bom tamanho.

Ir à rua neste domingo é, antes de tudo, um dever da cidadania. O novo poder e nova política virão das ruas!

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet