Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 26 de Setembro de 2021

0 9
:
0 0
:
4 7

Últimas Noticias

Enquete

Como você pretende investir o seu dinheiro nos próximos anos?

Notícias / Artigos e Opinão

23 Abr 2015 - 09:50

Falta esperança

Agência da Noticia com Redação

  O governador Pedro Taques comemorou os 100 primeiros dias do seu governo com diversos pronunciamentos e com uma rede de emissoras de rádios de todo o estado. Prestou contas, falou de realizações iniciais da gestão, mas prendeu-se demais ao passado. Em nenhum momento acenou com perspectivas de futuro e nem de esperanças de que os seus próximos três anos, 8 meses e 20 dias serão animadores.

Preciso voltar ao tempo pra compreender esse tipo de discurso ideológico. Dante de Oliveira elegeu-se em 1994 e em 1995 pregou um discurso de caos, porque a gestão que herdou era catastrófica como a de agora. Porém, logo acordou e deu partida a um discurso otimista e progressista, baseado nas potencialidades de Mato Grosso que ele pregou mundo afora nos seminários ‘Mato Grosso é hora de investir‘. Mudou sua gestão da água para o vinho. As pessoas pagam impostos e desejam esperanças.

Mato Grosso vive de fato um tempo ruim. Há um deficit aproximado de R$ 2 bilhões no orçamento deste ano. Mas as perspectivas serão sempre animadoras na medida em que a economia mundial indica tendências crescentes no consumo de alimentos, área forte da economia mato-grossense. Tropeços nos mercados neste ano são esperados e não será a primeira vez. Em 2005 o câmbio deu um tranco formidável na economia estadual, mas ela aprendeu, recuperou-se e fez do limão a limonada.

Blairo Maggi assumiu o governo em 2003 e começou com um discurso de caos também. Logo percebeu que havia muito chão pela frente e abandonou o pessimismo. Aproveitou-se da sua credibilidade com o empresariado rural, que não era tão forte e nem tão estruturado e organizado como agora. Fez a chamada parceria caipira. Construiu 4 mil km de rodovias pavimentadas e 42 mil casas populares juntando o Fethab e o apoio dos produtores.

De lá para cá muita coisa mudou pra melhor, e algumas pra pior. Dante deixou-lhe uma gestão estruturada e as contas equilibradas. Mas havia uma economia muito mais fraca do que a de hoje. Dante e Blairo venceram o pessimismo e fizeram gestões de muito valor. O estado progrediu muito nesse período.

O governador Pedro Taques precisa urgentemente sair desse vale de lágrimas, aproveitar a credibilidade que a sociedade ainda lhe devota. Mas os murmúrios estão crescendo em busca de acenos de esperança. O choro é livre, mas não combina com o potencial de Mato Grosso.


Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso onofreribeiro@terra.com.br www.onofreribeiro.com.br
Onofre Ribeiro

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet