Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 19 de Janeiro de 2021

0 9
:
2 8
:
3 7

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Artigos e Opinão

21 Mai 2015 - 09:22

“Norma sobre licença ambiental simplifica procedimento e confere segurança jurídica”, afirma advogado agroambiental

Agência da Noticia com Redação

 A análise de pedidos de licenciamento ambiental deve ser acelerada, conforme norma publicada recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente. O Decreto nº 8.437, que entrou em vigor no dia 23 de abril, estabelece quem é competente pela expedição da documentação (de acordo com o porte do empreendimento) e deve evitar que discussões judiciais se arrastem por anos. Para o advogado agroambiental Marcelo Feitosa, além de simplificar o procedimento administrativo, a medida confere segurança jurídica para o resguardo da proteção ecológica.


“Ainda que o licenciamento ambiental seja carregado de minúcias de ordem técnica, a sua evolução deve acompanhar o preceito constitucional que estabelece como uma garantia fundamental a razoável duração do processo em nível administrativo”, defende Feitosa.


Pela norma, portos que movimentam volume igual ou maior de 15 mil toneladas ao ano submetem-se à União. Se menor, aos Estados. No caso de usina hidrelétrica, o consumo maior que 300 megawhatts também deve ter licença da União.


“O estabelecimento de divisão de competências dos entes federados no processo de licenciamento ambiental pode evitar batalhas demoradas no poder judiciário, resgatando o compromisso do Brasil de desenvolver economicamente, além de propiciar, dentro de critérios razoáveis e seguros, a proteção do meio ambiente”, afirma o advogado.


Feitosa frisa que, nos casos de empreendimentos já iniciados antes da edição do decreto, o dispositivo regulamentar prevê a continuidade no órgão ambiental originário. “A proteção ambiental deve caminhar junto à segurança jurídica com a regular tramitação dos processos de licenciamento", finaliza. (Vinícius Braga, com informações do Valor Econômico)

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet