Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Forças ucranianas iniciam operação para retomar cidade de separatistas

Militares estão em Slaviansk e teriam sofrido resistência de pró-russos

 As Forças Armadas da Ucrânia começaram na madrugada desta sexta-feira (2) uma operação militar em Slaviansk, no sudeste do país, para retomar o controle da cidade, que está nas mãos dos separatistas pró-russos, segundo meios russos e ucranianos.

De acordo com as agências russas, os milicianos pró-Moscou derrubaram dois helicópteros e um piloto morreu, enquanto outro foi capturado, de acordo com o autoproclamado prefeito da cidade, Viacheslav Ponomariov.

O Ministério do Interior da Ucrânia confirmou que as aeronaves foram destruídas e que dois militares morreram e vários ficaram feridos na operação até o momento.

O porta-voz do presidente russo, Vladimir Putin, disse que o Kremlin estava "extremamente preocupado" porque não tinha notícias de um representante que Putin enviara à cidade para ajudar a libertar reféns estrangeiros.
Ele disse que uma "operação punitiva" organizada por forças ucranianas acabou com um plano de paz acertado com potências ocidentais duas semanas atrás.

O líder das chamadas "forças de autodefesa", Igor Strelkov, afirmou que a cidade está agora bloqueada pelas tropas ucranianas, que utilizaram 20 helicópteros na ofensiva.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp