Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sexta-feira 24 de Setembro de 2021

1 2
:
5 2
:
4 7

Últimas Noticias

Enquete

Como você pretende investir o seu dinheiro nos próximos anos?

Notícias / Agronegócio

2 Mai 2014 - 13:40

Mato Grosso está sendo campeão em focos de queimadas

A fumaça das queimadas deixa o ar mais poluído e fica mais difícil respirar.

Agro Notícias

 O início do período seco no Brasil, já trouxe um aumento no número de queimadas no país. O Estado campeão em focos de calor é o Mato Grosso, onde foram registrados pelos satélites do INPE 825 incêndios florestais, dos 2.292 observados em todo território nacional. A cidade mato-grossense que mais queimou neste mês foi Nova Maringá, com 93 focos.
O município registrou chuvas abaixo da média em abril, o normal seria chover cerca de 160mm, mas nos últimos 30 dias o volume acumulado não passou de 60mm. Além disso, os dias foram mais quentes, com temperaturas em média 1°C acima do esperado para esta época do ano.
Em Mato Grosso, o número de queimadas neste mês foi 60% maior, do que em abril de 2013, quando o Estado também era o campeão em focos de calor no país, mas registrou apenas 338 incêndios. De forma geral, houve um crescimento também no Brasil, nos primeiros quatro meses de 2014 foram 8.699 queimadas, contra 6.983 no mesmo período do ano passado.
A fumaça das queimadas deixa o ar mais poluído e fica mais difícil respirar. Os problemas que os incêndios florestais trazem para a saúde humana estão muito ligados com o sistema respiratório. Segundo os especialistas, os principais sintomas são: asma, conjuntivite, bronquite, irritação dos olhos e garganta, tosse, falta de ar, nariz entupido, vermelhidão e alergia na pele, e desordens cardiovasculares.
Maio é um mês seco na maior parte do Brasil. “Normalmente, chove menos de 100mm no Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste, Tocantins, sudeste do Pará e centro e sul de Rondônia e norte do Paraná, o que aumenta ainda mais o número de queimadas”, explica Celso Oliveira, meteorologista da Somar. De acordo com as simulações, nos próximos 30 dias deverá chover entre 40mm e 80mm no Distrito Federal, centro de Goiás e de Mato Grosso.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet