Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 19 de Janeiro de 2021

0 8
:
1 6
:
2 1

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Artigos e Opinão

1 Jul 2015 - 10:41 | Atualizado em 1 Jul 2015 - 10:59

A Confresa que merecemos com Tiago Ferreira

Agência da Noticia com Tiago Ferreira de Morais‏

Tiago Ferreira de Morais‏

Tiago Ferreira de Morais‏

É através da atividade escolar realizada com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual 29 de Julho, pelo professor Leandro Paula dos Santos, que podemos chegar a essa conclusão. A pesquisa, demonstrada nos gráficos abaixo, faz uma breve leitura da atual conjuntura política no município.

Arrisco dizer que o panorama não era tão diferente em 2012, ao menos com relação ao Poder Executivo.
Mas o que teria levado a população a permanecer com o atual gestão?

Por mais que se imagine diversas razões para esse resultado a verdade é que, ao que me parece, é que dentre os candidatos que disputavam aquele pleito optou-se pelo melhor.

Em que pese a má gestão desenvolvida pelos atuais representantes do Poder Executivo – diga-se de passagem, muitos dos quais integravam a gestão de 2008 – o fato é que os mesmos foram reconduzidos ao administração municipal.

O que mais contraria a população – sim, a mesma que os elegeram, é claro, pois não é porque votou-se nesse ou naquele candidato que perde-se a legitimidade para protestar, reivindicar, reclamar. Isso é reflexo da democracia. - é que os gestores municipais não fazem uso dessa nova oportunidade para estruturar Confresa.

Para trazer benefícios que ultrapassem essa ou aquela pavimentação (que são escassas) ou enfeites festivos. Para colocar Confresa no cenário nacional, ao menos não por algum aspecto positivo.

Ao contrário, gasta-se demais com obras de menos. A exemplo disso é a praça da Escola 29 de Julho – a mesma em que estudam os alunos que realizaram a pesquisa. Salvo engano gastou-se mais de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para CONCRETAR, sim, concretar a praça que antes, embora não satisfatoriamente, contava com árvores, espaços gramados, vida!

Antes de tornar referida praça em verdadeiro elefante branco poderia ser dito que a mesma era uma espécie de espaço de lazer, o que é artigo de luxo no município. Poderia dizer, pois era o que mais próximo chegava de tais espaços, embora sem estrutura adequada ou que se espere de espaços como esses.

Enfim, esse exemplo citado acima é apenas um dos diversos que poderiam ser citados.

O que sobra?

Bem, o que sobre é a constatação de que como está já não dá mais.

Não dá mais para mantermo-nos calados ante tal desgoverno e inércia, seja do Executivo ou do Legislativo, por meio de nossos nobres vereadores, que se apequenam – sim, pois não sabem a força e legitimidade que possuem. Digo não sabem, talvez por inocência, mas mais por acreditar na boa-fé humana – diante desta ou daquela pressão, desta ou daquela ameaça ou benefício.

Espero, como quem espera a bonança após a tormenta, que o resultado dessa pesquisa, a demonstração da insatisfação crescente com nossos representantes eleitos, reflita na propositura de novos nomes, novos quadros que oxigenem a politica municipal, deem vida nova a estas arcaicas instituições que já não nos representam. Sobretudo, que reflita nas urnas em 2016.

Reflita, mas reflita de forma positiva, com o exercício do mais alto comprovante de nossa liberdade, do maior comprovante do Estado Democrático de Direito em que vivemos, o voto. Mas não o voto de protesto, pois nós arcaremos com o seu custo, e sim o voto consciente, o voto direcionado ao candidato mais preparado, mais coerente, o candidato que demonstre que realmente possui competência para gerir nossa cidade, que vá trabalhar por nós, pela terra que nos dá o sustento.

Quem sabe assim teremos a Confresa que merecemos.

Essa é minha leitura. Aberta ao debate.

Autor: Tiago Ferreira de Morais – é filho de Confresa. Atualmente cursa Direito na UFMT-CUA e está Assistente de Gabinete do Juízo de Aragarças – GO;

  • A Confresa que merecemos com Tiago Ferreira

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet