Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 19 de Janeiro de 2021

0 7
:
5 8
:
4 4

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Artigos e Opinão

2 Jul 2015 - 15:30

Dimenor ou dimaior?

Agência da Noticia com Redação

 É a discussão do momento no Brasil. Vem se arrastando há algum tempo e pegou agora um Congresso Nacional desmoralizado que aproveita o vazio deixado pelo Poder Executivo naufragado, e cria factoides. Discussão inoportuna num país desgovernado. O assunto redução da maioridade penal dos atuais 18 para 16 anos é descabido. Isso não isenta os menores criminosos dos crimes cometidos. Mas penalizá-los apenas por jogada política é mais criminoso do que os crimes que eles de fato cometem.

Nove entre cada 10 brasileiros são a favor da redução, embora instituições internacionais como a Anistia Internacional considerem a proposta como "gesto populista". De fato, é! As minorias nacionais ligadas aos movimentos de direitos humanos faz barulho contra. Aqui a estória tem duas versões. A primeira, é o fato da criminalidade juvenil. O segundo, o apoio da sociedade à redução da maioridade. Ela pensa na sua segurança que não existe como gostaria e paga por ela. De outro lado, o menor infrator

Todos contra imaginam um maior de 16 anos preso numa das penitenciárias brasileiras. Fará sucessivas graduações no crime aquele que sobreviver à violência prisional no Brasil. Prisões em nosso país são porões do inferno para restos de gente banidas da sociedade destinadas a morrerem ou virarem bichos selvagens.

Fazer o que? perguntaria o leitor. A resposta é uma só. Levar políticas públicas para a base da sociedade: educação, saúde, saneamento, boa segurança, lazer, esportes, assistência social e emprego. É muito, diria o leitor. Não é. O que há é o erro do Poder Executivo federal e nos estados de privilegiar a contratação de funcionários públicos pensando em votos na próxima eleição. É construir cadeias em vez de escolas. É superfaturar toda e qualquer obra ou compra de materiais e de serviços para levantar recursos financeiros que financiam sucessivas eleições. Desvio de recursos, puro e simples!

Pior do que isso é a completa falta de planejamento nos governos federal e estaduais que olhem para esses aspectos sociais preventivos da violência e da insegurança futura. Como entre nós o discurso sobre o problema rende votos e a solução não, acabamos vendo políticos e governantes discursando sobre a violência. O que não dizem é que quanto pior for a insegurança, melhor será pra obter votos.

Nessa paranóia, discutir a maioridade penal dá visibilidade, levanta discussões burras, mas levanta, e rende votos pra próxima eleição. Ser dimaior ou dimenor é pouco relevante!

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso. E-mail:onofreribeiro@terra.com.br www.onofreribeiro.com.br
Onofre Ribeiro

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet