Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 22 de Setembro de 2020

0 5
:
2 9
:
4 8

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Política

6 Mai 2014 - 14:35

Ministro vem a Mato Grosso na sexta-feira

O ministro irá cumprir um cronograma de visitas às 12 cidades-sede da Copa do Mundo

No Poder

 Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, deverá participar na próxima sexta-feira (9) do seminário intitulado “Diálogos: Governo-sociedade Civil: Copa 2014”, lançado recentemente pelo governo federal para fazer contraponto a respeito de críticas da oposição e da sociedade sobre o cenário de obras atrasadas para o Mundial, evitando assim possíveis protestos durante o evento.

Governador Silval Barbosa (PMDB) acompanha o ministro no evento, que será realizado na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a partir das 9h. Na Capital, a visita de Gilberto Carvalho, um dos homens da linha de frente do projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), servirá para outras articulações visando o fortalecimento do palanque da base aliada no Estado.

O ministro irá cumprir um cronograma de visitas às 12 cidades-sede da Copa do Mundo, em atividades já iniciadas na segunda-feira. Nesses eventos, a ideia do governo federal é reduzir o campo de ataque sobre o contexto das obras. Em cada encontro, haverá distribuição de cartilha contendo informações sobre investimentos públicos e privados. As ações se referem às áreas da infraestrutura, segurança pública, mobilidade urbana, aeroportos, portos, telecomunicações e turismo.

Nesse documento, o governo apresentará, por exemplo, que entre 2007 e 2013 os investimentos para o Mundial somaram aproximadamente R$ 311,6 bilhões. A área da saúde teria contabilizado recursos da ordem de R$ 447 bilhões.

Outra via do governo federal para tentar diminuir a onda de questionamentos sobre a Copa consiste em apresentar à sociedade melhor desempenho sobre a transparência dos trabalhos. O Palácio do Planalto avalia exposição de quadro contendo custos das arenas, obras de mobilidade urbana e outros setores interligados à Copa. São ingredientes a serem usados nos estados como Mato Grosso, em que a administração pública se alinha ao projeto nacional do PT.

Silval aproveitará o encontro para expor o cenário político estadual, em que o PMDB se esforça com as siglas aliadas para garantir “peso” de palanque aos planos de reeleição da presidente Dilma. Líderes do PT estadual tentam se aproximar de Gilberto Carvalho, para avaliar apoio ao projeto de pré-candidatura do ex-vereador Lúdio Cabral.

Representantes do PSD e do PMDB, seguem a mesma via, considerando o aval das referidas agremiações em favor do palanque pró-Dilma, e em razão dos projetos próprios, respectivamente, através de Chico Daltro e do ex-juiz federal, Julier Sebastião da Silva.

 
Sitevip Internet