Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 19 de Janeiro de 2021

0 8
:
0 7
:
1 7

Últimas Noticias

Notícias / Artigos e Opinão

4 Set 2015 - 08:12

Produtores de Mato Grosso se preparam para o plantio de soja

Agência da Noticia com Diário de Cuiabá (

 Setembro chegou e com ele os sojicultores de Mato Grosso dão início à contagem regressiva para retomar os trabalhos no campo e dar o start de mais uma safra nacional de soja, já que o Estado semeia os primeiros hectares do novo ciclo brasileiro. O momento também é de estresse, já que invariavelmente há atrasos nas entregas de insumos básicos, como sementes e fertilizantes, bem como, preocupações extras com clima, pois a semeadura, além do fim do Vazio Sanitário, depende da retomada das chuvas. Como se diz no jargão do campo, o momento é de ‘tensão pré-plantio’.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a expectativa é que a área plantada chegue a 9,2 milhões de hectares, se a superfície se confirmar, a expansão anual será de pouco mais de 2%. Com a projeção, o Estado seguirá por mais uma safra líder nacional na oferta da oleaginosa.

Como reforça a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), por meio do Informe Técnico Aprosoja Nº 93/2015, de 1º de Setembro, os produtores devem aguardar pelo fim do período do Vazio Sanitário, no 15 de setembro, para só então dar início à semeadura, é claro, se houver condições climáticas para isso.

“O sucesso da produção agrícola, entretanto, mesmo apresentando aptidão favorável, pode variar conforme o planejamento realizado, o acompanhamento técnico, que começa já na escolha dos insumos, ma tecnologia implantada e também nas condições climáticas incidentes da semeadura à colheita”, diz Eduardo Silva, analista da Aprosoja/MT. Para esta safra, devido aos altos custos de produção, o produtor deve-se atentar aos mínimos detalhes para o sucesso e rentabilidade esperada da lavoura.

O informe técnico traz ainda outros pontos importantes para o produtor neste período de pré-semeadura. Para o planejamento da safra, o agricultor deve verificar sua capacidade operacional e os ativos imobilizados, as condições químicas, físicas e biológicas do solo, verificar a compactação e mensurar a população de nematóides, identificar ervas daninhas para fazer o manejo correto. Outro ponto que merecerá muita atenção do produtor são as ervas daninhas de difícil controle, como as que apresentam resistência ao glifosato, como é o caso do Amaranthus palmeri. O pordutor também não deve abrir não do Monitoramento Integrado de Pragas (MIP) e do Monitoramento Integrado de Doenças (MID).

Além disso, é necessário fazer um planejamento financeiro e um plano de ação para a safra. Em relação ao recebimento dos insumos, a Aprosoja/MT orienta que o produtor rural verifique notas fiscais e certifique-se de que as cargas são compatíveis em quantidade e composição. Para as sementes, verifique os testes de teores apresentados pelas sementeiras, também é essencial que o produtor faça os próprios testes de germinação. Para os defensivos, é preciso também observar as condições das embalagens.

Na época da semeadura, a Aprosoja/MT orienta que o produtor verifique as condições climáticas adequadas, a profundidade, as cultivares, o tratamento de sementes e a qualidade, a população de plantas adequadas, entre outros. Em um ano de custo elevado, é importante não arriscar e comprometer a produtividade ou correr risco de replantios por fazer cultivos em solos com déficit hídrico. No caso de soja RR2, é preciso atentar para a adoção de áreas de refúgio.

“É importante salientar a necessidade do acompanhamento técnico para auxílio na tomada de decisões. Também é obrigação do produtor rural fazer o cadastramento anual do cultivo de soja no Instituto Nacional de Defesa Agropecuária (Indea/MT) até o dia 15 de fevereiro e recolher a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea/MT)”, frisa Eduardo Silva. (Veja mais na página C2)

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet