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9 Mai 2014 - 09:55 | Atualizado em 9 Mai 2014 - 10:28

Brasil é antepenúltimo em Educação, diz pesquisa

Em relação ao estudo anterior, de 2012, o país subiu uma colocação

Mídia News

 O Brasil aparece na 38.ª posição entre 40 países analisados no The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em inglês), realizado pela The Economist Intelligence Unit (EIU) e Pearson Internacional. Em relação ao estudo anterior, de 2012, o país subiu uma colocação, apesar de ter piorado seu desempenho no índice.

O levantamento da EIU e da Person considera diferentes avaliações, relacionando-as com a produtividade do país. O índice leva em conta habilidades cognitivas e de desempenho escolar a partir do cruzamento de indicadores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa), Tendências Internacionais nos Estudos de Matemática e Ciência (Timms) e avaliações do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização e Leitura (Pirls). Também são usados dados educacionais de alfabetização e taxas de aprovação.
No estudo deste ano, o Brasil passou o México no ranking, porque aquele país teve um recuo ainda maior no índice. O último lugar continua ocupado pela Indonésia. As primeiras posições trazem novidades, com nações asiáticas, como Coreia do Sul e Japão, tomando o lugar da Finlândia, que havia muitos anos figurava na liderança da maioria das avaliações.

“O sucesso desses países destaca a importância de ter objetivos claros para o sistema educacional e uma forte cultura de responsabilidade na prestação de contas”, afirma o relatório.

Qualidade. Para Michael Barber, chefe de Educação da Pearson, os governos de todo o mundo estão sob pressão para melhorar a aprendizagem. “Isso é cada vez mais importante para o sucesso das pessoas”, disse.

O relatório ressalta a ligação estatística entre o tempo médio gasto na escola por um estudante de um país e a produtividade dos trabalhadores. Aponta ainda que é imprescindível a qualidade da formação básica, mas a retenção de habilidades depende da continuidade da aprendizagem ao longo da vida adulta.

A professora Maria Helena Guimarães de Castro, presidente da Fundação Seade, afirma que o Brasil tem resultados muito positivos na inclusão dos últimos 25 anos, mas que o desafio agora é a qualidade. “O essencial está no ensino fundamental, com professores estimulados e bem formados”, diz ela, que foi consultora do relatório. “A produtividade do Brasil é muito baixa e precisamos avançar. Mas é claro que esse não é o único sentido da educação.”

Para o presidente da Pearson no Brasil, Giovanni Giovannelli, o diagnóstico também pode ajudar os gestores por mostrar as práticas que funcionam no mundo. “Tem quase 200 países nas Nações Unidas e só esses 40 têm essa medição. Só isso é em si um fato positivo para o Brasil”, diz ele.

Confira o ranking:

1 COREIA
2 JAPÃO
3 CINGAPURA
4 HONG KONG
5 FINLÂNDIA
6 REINO UNIDO
7 CANADÁ
8 HOLANDA
9 IRLANDA
10 POLÔNIA
11 DINAMARCA
12 ALEMANHA
13 RÚSSIA
14 ESTADOS UNIDOS
15 AUSTRÁLIA
16 NOVA ZELÂNDIA
17 ISRAEL
18 BÉLGICA
19 REPÚBLICA TCHECA
20 SUÍÇA
21 NORUEGA
22 HUNGRIA
23 FRANÇA
24 SUÉCIA
25 ITÁLIA
26 ÁUSTRIA
27 ESLOVÁQUIA
28 PORTUGAL
29 ESPANHA
30 BULGÁRIA
31 ROMÊNIA
32 CHILE
33 GRÉCIA
34 TURQUIA
35 TAILÂNDIA
36 COLÔMBIA
37 ARGENTINA
38 BRASIL
39 MÉXICO
40 INDONÉSIA

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