Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Mais de 20 municípios de Mato Grosso fazem aniversário nesta terça-feira

Justiça e cartórios suspenderam trabalhos nos municípios aniversariantes. Em Lucas do Rio Verde também é feriado pelo dia da padroeira do município.

 Mais de 20 municípios mato-grossenses fazem aniversário nesta terça-feira (13). Em razão do feriado, Comodoro, Itaúba, Primavera do Leste, São Félix do Araguaia, Sorriso e Tangará da Serra, que também comemoram a emancipação, tiveram o expediente administrativo, forense e dos cartórios suspensos. Nessa data, também é feriado em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, por causa do dia da padroeira do município, Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Criadas no dia 13 de maio de 1986, sob aprovação da Assembleia Legislativa, também comemoram 28 anos as cidades de Nova Olímpia, uma das principais produtoras de cana-de-açúcar em Mato Grosso, Indiavaí, Comodoro, Porto Esperidião e Reserva do Cabaçal.


Comodoro, que fica a 677 km da capital, surgiu da habitação de povos indígenas e depois se expandiu com a cultivo de grãos. De acordo com a prefeitura da cidade, o nome foi escolhido em alusão ao título oficial da marinha, que é superior ao de capitão. O clima no local é tropical. O município que fica localizado na região norte do estado possui 18.623 habitantes, conforme censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.


A 599 km de Cuiabá, Itaúba deve parte do seu surgimento à construção da BR-163. A cidade recebeu esse nome em homenagem à árvore considerada de madeira forte, resistente como uma pedra. Segundo dados da prefeitura, a principal atividade econômica provém do setor madeireiro, além da pecuária de gado. Na agricultura, as culturas principais são o arroz e milho.


Uma das cinco maiores cidades mato-grossenses, Sorriso, a 420 km da capital, tem uma população de cerca de 70 mil habitantes. É formada principalmente por migrantes das regiões sul e nordeste do país. Entre as belezas naturais está a unidade de conservação do Salto Magessi, que é banhada pelas águas do Rio Teles Pires.


Há controvérsias acerca da escolha do nome da cidade. Uma das versões apresentadas é de que seria baseada na história do primeiro morador, Nego Otávio, que teria ficado tão feliz ao ver outras pessoas que “desandou” a sorrir e não parou mais. A outra versão é de que o nome destaca a colonização por descendentes de italianos, que ao serem questionados pelos parentes em relação à cultura da terra, respondiam em italiano que plantavam 'solo il riso', que em português quer dizer só arroz, o que então teria originado o nome.


No sul e sudeste do estado, outros municípios também comemoram a emancipação política, como Primavera do Leste, Pedra Preta, Novo São Joaquim e Alto Taquari.


Na região do Araguaia, os aniversariantes são Campinápolis, Cocalinho, Vila Rica, Porto Alegre do Norte e São Félix do Araguaia, famosa pelas belas praias e por ser a cidade onde o religioso espanhol Dom Pedro Casaldáliga escolheu para morar, desenvolver trabalhos comunitários e fazer história.


No norte e médio-norte, os municípios que estão em festa hoje são: Marcelândia, que tem como base econômica a indústria madeireira e a agropecuária, Sorriso, cidade que tem a maior produção de grãos do país, Terra Nova do Norte e ainda: Itaúba, Vera, Nova Canaã do Norte, Novo Horizonte do Norte e Peixoto de Azevedo.


Com exceção de São Félix, Pedra Preta e Tangará da Serra, todas as outras cidades foram emancipadas no mesmo dia, mês e ano. Também foram emancipadas em 13 de maio de 1986 as cidades de Guarantã do Norte, Figueirópolis d'Oeste, Araguaiana e Paranaíta. Mas nesses quatro municípios hoje não é feriado, porque o aniversário da cidade é comemorado em outra data.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp