Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sexta-feira 18 de Setembro de 2020

2 0
:
0 0
:
4 1

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

14 Mai 2014 - 07:44

MT será mais competitivo nos próximos dez anos com investimento em logística, prevê Cidinho

As ações fizeram cair em 10% o custo do frete entre janeiro e abril em relação aos quatro primeiros meses de 2013.

Agro Olhar

 A agropecuária de Mato Grosso será muito mais competitiva nos próximos dez anos do que é hoje com investimentos em logística de transportes. A avaliação é do senador Cidinho Santos (PR-MT) e tem por base os planos do governo e da iniciativa privada para escoamento da produção primária do Estado.

O senador elenca uma série de medidas que estão em andamento para reduzir o custo do frete até os portos do Sul e Sudeste e vê com bons olhos os empreendimentos para o escoamento da safra via portos do Norte, como o de Miritibuba, no Pará.

“Acredito que nos próximos dez anos Mato Grosso vai ser um Estado com alto potencial produtivo e com grande competitividade pois vai colocar sua produção em outros países e continentes com preços muito mais acessíveis do que os de hoje”, destaca.

Cidinho afirma, no entanto, que é preciso mudar o modelo de concessão ferroviária e lembra que apenas a ALL (América Latina Logística) é responsável pelo transporte de cargas entre o terminal de Rondonópolis até Santos.

“Como é uma ferrovia monopolizada, ainda não temos uma concorrência no preço do frete. O modelo ideal que o governo está estudando é o de as empresas executarem os trilhos, entregarem à Valec e serem remuneradas por isso, e a Valec licitar e dar oportunidades para as empresas e cooperativas transportarem os seus vagões e transportarem sua produção. Acho que será um modelo mais viável para reduzir o preço do frete”, observa.

Na semana passada os ministros da Agricultura Neri Geller e dos Transportes Cesar Borges fizeram um balanço das ações integradas para evitar congestionamentos de caminhões para descarregar em Santos.

As ações fizeram cair em 10% o custo do frete entre janeiro e abril em relação aos quatro primeiros meses de 2013. Para Cidinho, a duplicação do trecho da BR 163 entre Mato Grosso do Sul e Sinop resultará em um enorme impacto na redução deste custo.

“O frete tem um valor muito alto atualmente. O setor produtivo está preocupado com este custo. Em primeiro lugar, a nossa medida é investir no escoamento pela saída norte, pelo porto de Miritituba. Tem que ser uma realidade o quanto antes”, frisou.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet