Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 25 de Outubro de 2020

1 9
:
0 3
:
5 7

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

23 Mai 2014 - 09:10

Exportação de produtos madeireiros de Mato Grosso registra redução em 2014

Embarques tiveram queda de 22% em comparação com o ano anterior. Estado exportou 29 mil toneladas no primeiro quadrimestre de 2014.

Cenário MT

 O volume exportado de produtos madeireiros e moveleiros de Mato Grosso reduziu em 22% durante o primeiro quadrimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2013. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) divulgados pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), neste ano o estado embarcou 29,025 mil toneladas contra 37,514 mil toneladas no ano anterior.

Em consequência, o saldo comercial também registrou queda, passando de US$ 31,697 milhões para US$ 28,582 milhões. A redução é de 9,82% na arrecadação.


O declínio das exportações estaria relacionado com a diminuição da matéria-prima. Com a grande incidência de chuva, os empresários tiveram mais dificuldade para realizar a retirada da madeira, o que ocasionou na redução do estoque.


Ainda segundo o Cipem, outro grande problema encontrado é que os contêineres dos produtos estão sendo apreendidos e retidos nos portos devido a um conflito gerado pela a Instrução Normativa Nº 21 do Ibama. A regulamentação causaria desentendimento entre os controles de fiscalização do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora) e do Documento de Origem Florestal (DOF).

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet