Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quinta-feira 22 de Outubro de 2020

1 2
:
0 7
:
0 4

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

24 Mai 2014 - 07:30

Governo vai editar MP que suspende emplacamento de tratores e máquinas agrícolas, diz Geller

O governo federal editar uma Medida Provisória (MP) isentando donos de tratores e máquinas agrícolas da necessidade de emplacamento e registro dos veículos

Agro Olhar

 O governo federal editar uma Medida Provisória (MP) isentando donos de tratores e máquinas agrícolas da necessidade de emplacamento e registro dos veículos. A decisão vem após forte pressão do setor produtivo rural contra a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor desde 2013, que torna obrigatório o registro tal qual ocorre com ônibus, caminhões, motos e veículos de passeio. A data da publicação do texto ainda não foi definida.

A informação foi confirmada pelo ministro da Agricultura, Neri Geller, que garantiu nesta sexta-feira (23.5), em Florianópolis, durante debate no Clube da Soja, que vai acabar a obrigatoriedade exigida pelo Contran. De acordo com Geller, o texto produzido pelo Executivo, que contou com a parceria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), já está pronto e deve ser publicado no Diário Oficial em até 20 dias.

“Vai ficar pronto em, no máximo, 15 ou 20 dias. O que podemos garantir para o setor é que não será necessário emplacamento para tratores e colheitadeiras. Não sei quando vai sair a minuta, mas podemos garantir isso porque está acertado entre a Casa Civil e a presidente”, declarou.

Segundo a assessoria de imprensa do Mapa, por determinação do ministro, o ministério se reuniu na última semana com representantes da Casa Civil, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério da Justiça (MJ) em busca da construção de um instrumento legal que possa viabilizar ainda esta semana, de forma adequada e dentro da legislação vigente e das condições de segurança, uma solução para contemplar a reivindicação do setor.

“A proposta ainda está sendo discutida. A Medida Provisória suspenderá o emplacamento, registro e licenciamento de tratores e máquinas maiores. Nesta última semana houve encontros com o Ministério da Justiça, Casa Civil e Denatran para que seja aprovado o texto até na próxima semana”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha.

Em nota, o Ministério admite que, devido a questões legais e operacionais, não foi possível a aprovação do Projeto de Lei 57/2013, que desobriga o registro, licenciamento e emplacamento de máquinas agrícolas.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet