Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 28 de Novembro de 2020

0 1
:
4 3
:
5 0

Últimas Noticias

Notícias / Artigos e Opinão

15 Fev 2016 - 16:00

Vamos mudar de assunto?

Agência da Notícia com Onofre Ribeiro

 Tenho o costume de trabalhar ouvindo música. Antes eram Cds. Agora é no Youtube. Conforme o meu estado de espírito, procuro um tipo de música adequado. Há dias em que estou muito acelerado.

Baixo o tom com músicas clássicas mais suaves. Ou mais agressivas. Quando estou escrevendo alguma coisa mais profunda, costumo buscar canto gregoriano e músicas de meditação.

Dia desses, estava escrevendo um artigo e o trem não saía. Parei, desci, tomei água, fiz café, vi as manchetes do noticiário na Globonews e voltei. Por acaso, abri o Youtube e vi um compositor de músicas raiz de primeira linha: o saudoso João Pacífico. Pra quem não se lembra dele as músicas-raiz “Pingo d´água”, “Cabloca Tereza”, “Chico Mulato”, são de sua autoria.

Encontrei-o junto com o também compositor Adauto Santos, ambos no programa “Chora Viola”, da TV Cultura, em 1984. Pacífico conta estórias de suas músicas, declama a bela abertura de “Cabocla Tereza” e canta junto com Adauto. Não sei se o momento era oportuno, mas tive a mesma sensação de harmonia e conforto espiritual que tenho quando ouço os cantos gregorianos ou o Terceiro Movimento da Nona Sinfonia, de Beethoven.

Claro que a escrita fluiu como água correndo no riacho. As palavras se atropelavam e nem precisava pensar pra escrevê-las. Recostei na poltrona e acabei assaltado por doces memórias de uma infância distante lá nos confins de Minas, ouvindo o velho rádio Philips ou pescando lambaris na solidão daquele sertão tão virgem.

Lembrei-me dos circos mambembes que passavam pela nossa pequena Campos Altos e assaltavam as nossas pobres imaginações de interioranos de um Brasil tão rural...!

Não me esqueço da atriz das pobres peças teatrais apresentadas aos gritos por uma mocinha sofrida e por um amante pobre. Depois ela percorria as arquibancadas de táboas velhas se esforçando pra vender suas fotos em preto e branco, vestida num comportadíssimo maiô preto. Pernas finas, finas...!

Volto ao Youtube. Costumo navegar pelo site procurando músicas. Cada dia uma onda. No dia em João Pacífico e do Adauto Santos acabei por me fixar no genial compositor mineiro Goiá, nascido em Coromandel. Não tive como não me emocionar ouvindo a sua canção “Aurora do Mundo”, cantada por duas garotas adolescentes também nascidas em Coromandel: Lorena e Rafaela. Recomendo!

De repente, já escureceu e nem vi. Escuto Carmem me chamando pra lanchar. Desço com a alma lavada. Profundo respeito por gente simples como João Pacífico, Adauto, Goiá, Tonico e Tinoco e tantos mais, que consolaram os corações de tanta gente por essa vida afora.

Obrigado, amigos, apesar de todos já estarem no andar de cima, como brinca sempre o também genial Rolando Boldrin.

ONOFRE RIBEIRO é jornalista em Mato Grosso.
ribeiro.onofre@gmail.com
www.onofreribeiro.com.br

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet