Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Diretor da Aprosoja quer novo estudo de concessão da BR-163 de Sinop-Pará

Agência da Notícia com Só Notícias

26/02/2016 - 07:43

 A concessão da rodovia BR-163, no trecho que liga Mato Grosso ao Pará, deve voltar a ser discutia pelo Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e do Movimento Pró-Logística que visitaram as obras em andamento no ano passado. Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sinop e diretor da Aprosoja, Antônio Galvan, um novo levantamento das condições da rodovia deverá ser cobrada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que na época apresentou estudos de concessão de 976 quilômetros da BR-163 entre Sinop e o porto de Miritituba (PA) para serem 'administrados' pela iniciativa privada. Segundo o Movimento Pró-Logística, no ano passado, 3,8 milhões de toneladas de grãos foram escoados via Miritituba. A estimativa para este ano é 8,3 milhões de toneladas sejam escoadas pelo Norte.

Galvan explicou, que os valores propostos pela ANTT, ultrapassam a realidade das condições de investimento dos produtores que terão um custo maior com o transporte até aos portos.No estudo apresento na última audiência pública os valores sugeridos foram de R$ 10,05 para cada 100 quilômetros rodado por eixo. Um caminhão com 9 eixos, carregado com soja, saindo de Sinop com destino aos portos de Miritituba (PA), irá pagar R$ 886,50 na ida. Se voltar carregado, ao final da viagem terá pago mais de R$ 1.7 mil com pedágio." Nossa briga maior é as condições impostas para pedágiar a rodovia de Sinop a Mirituba. Nós não concordamos com o valor e com estudos que foram feitos em janeiro do ano passado quando não existia nenhuma empresa operando em Mirituba. Agora já temos uma empresa que recebe mais de 10 milhões de toneladas de grãos em Santarém. Um caminhão com nove eixos vai pagar mais de R$ 1,7 mil para ir e voltar. Isso é um abuso não concordamos e consideramos que esse valor esta abusivo".

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais não posicionou contrário a concessão citou o trecho já privatizado como exemplo de melhoria na estrutura da rodovia e menor tempo para transporte dos grãos. "Eu não entendo que o pedágio já cobrado pela concessionária que administra a rodovia esta onerando os motoristas e consequentemente os produtores rurais. Neste primeiro momento só com a arrumada que eles deram no asfalto e com a sinalização nós estamos ganhando muito tempo para chegar em Cuiabá. No segundo momento em que toda a rodovia for duplicada eu não vejo motivos para reclamar das cobrança dos pedágios. Porque concretizada compensa pagar o pedágio devido o atual estado de conservação da rodovia e a qualidade e segurança aos usuários".

Conforme Só Notícias, já informou o anúncio da presidente Dilma Rousseff sobre a concessão da BR-163 de Sinop ao Pará aconteceu poucos meses depois do leilão de outros 800 quilômetros entre Sinop e Mato Grosso do Sul. A Odebrecht S/A arrematou o trecho com tarifa do pedágio de R$ 0,02638 por quilômetro (ou R$ 2,638 para 100 quilômetros rodados), deságio de 52,03% em relação ao teto de R$ R$ 0,055. Contudo, esse valor já foi revisto R$ 0,02661, acréscimo de 0,86%.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp