Um incêndio na noite desta segunda-feira (26) atingiu o Shopping China Cuiabá, uma galeria de lojas na região central da capital. O fogo começou por volta das 20h, quando o complexo comercial, que abriga 92 lojas, já estava fechado. Não há informações sobre feridos.
Os bombeiros só conseguiram ter acesso ao interior do Shopping China Cuiabá cerca de 30 minutos depois que chegaram ao local do incêndio. Foi preciso arrombar as portas do estabelecimento para que os bombeiros entrassem no local e pudessem combater o fogo. O trânsito na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) chegou a ser interrompido enquanto os bombeiros atendiam a ocorrência e os veículos que passavam pela região tiveram que desviar pela Rua Treze de Junho.
O segurança Guilherme Sousa, que trabalha no Shopping China Cuiabá, disse ao G1 que acionou o Corpo de Bombeiros assim que percebeu o início do incêndio. Já o comerciante Valter do Carmo, que tem uma loja há dois anos no local, disse desconfiar que um curto-circuito pode ter provocado o fogo. Segundo ele, à tarde os comerciantes sentiram um cheiro de queimado no estabelecimento.
O proprietário do Shopping China Cuiabá, Edinaldo Santana de Sousa, disse que recentemente um eletricista havia feito uma inspeção no local mas que nenhuma irregularidade havia sido encontrada. Santana também acredita que uma pane elétrica tenha provocado o incêndio.
Choro e desespero
Enquanto os bombeiros trabalhavam para conter o fogo, proprietários das lojas da galeria chegavam ao local para verificar as proporções do estrago causado pelo incêndio. Muitos deles, acompanhados das respectivas famílias, entravam em desespero e choravam ao perceber que seus pertences tinham sido destruídos pelo fogo.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a socorrer comerciantes que inalaram fumaça ao tentar ajudar os bombeiros a combater o incêndio.