O ex-vereador Eraldo Bordinhão Penafiel, de Apiacás, cidade a 1.005 km de Cuiabá, foi assassinado a tiros neste final de semana. De acordo com o delegado da Polícia Civil do município, Carlos Frederico Regis de Campos, a suspeita é de que o crime tenha sido motivado por uma disputa de terras. A vítima estava tomando conta de algumas propriedades na zona rural para evitar que fossem invadidas. Além de atuar como vereador no município, Eraldo também foi escrivão da Polícia Civil por aproximadamente 30 anos.
O caso foi registrado na manhã de sábado (23), na zona rural em uma localidade distante 90 km da cidade de Apiacás. Conforme o delegado, a vítima já teria prestado queixa na delegacia várias vezes sobre a suspeita de ameaça de invasão de terras. “Ele disse que algumas pessoas estavam querendo invadir as terras e ele trabalhava fazendo segurança para impedir a invasão. Da mesma forma, as pessoas que supostamente queriam invadir o local vieram na delegacia registrar boletim de ocorrência de ameaças sofridas pela vítima”, disse o delegado em entrevista ao G1.
Segundo o delegado, foi necessário a ajuda da Polícia Civil da cidade de Alta Floresta, a 800 km da capital, para fazer a remoção do corpo. Além da polícia de Alta Floresta, uma equipe do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil está na região para ajudar com as investigações.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Apiacás, a vítima atuou como vereador na cidade por quatro anos, de 1992 a 1996. O corpo foi encaminhado para Alta Floresta.
Ainda segundo o delegado, a polícia aguarda o depoimento dos suspeitos para saber quais as providências que devem ser tomadas.