Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quinta-feira 22 de Outubro de 2020

1 2
:
1 2
:
5 0

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

27 Mai 2014 - 13:10

Consultores argentinos se reúnem com produtores da região médio-norte

A troca de experiência entre produtores mato-grossenses e estrangeiros tem crescido a cada ano.

Agência da Notícia com Agro Olhar

 A troca de experiência entre produtores mato-grossenses e estrangeiros tem crescido a cada ano. Diversas missões internacionais são realizadas pelos produtores do Estado em busca de novidades tanto em termos de novas tecnologias, biotecnologias e até mesmo para o combate de pragas e doenças e vice-versa. Nesta semana consultores argentinos estão em Mato Grosso para mais uma troca de experiências.

Os consultores da Argentina irão se reunir com grupos de produtores de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, aonde irão compartilhar práticas agrícolas e ferramentas de gestão rural.

“O ambiente mais informal ajuda na criação de laços de confiança, e contribui para o aprendizado e o intercâmbio de informações”, frisa o gerente de planejamento da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Cid Sanches. Com frequência a Aprosoja-MT realiza missões para a China e os Estados Unidos.

A realização de rodadas de encontros de grupos produtores em Mato Grosso teve início em 2013 para essa troca de experiência e planejamentos. Entre os temas da pauta estão à rentabilidade e a agronomia. Tal pratica de grupos de discussão formados por produtores já é uma pratica comum na Argentina, aonde a tomada de decisão compartilhada chega a gerar até mesmo compras conjuntas, por exemplo. “É um caminho natural. Os produtores trocam ideias, comparam situações, aprendem um com outro e partem para a prática, mudando a gestão da propriedade”, diz Sanches.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet