Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Artigos e Opinão

Qual o Brasil que o brasileiro quer?

Agência da Notícia com João Edisom de Souza

07/04/2016 - 08:41

 Toda crise tem importância e valor quando dela nasce uma outra forma de ser e viver.A grande questão é saber qual o Brasil que o brasileiro quer no pós crise política. Sabemos que o que está posto não pode ser, mas também não está claro os rumos da nação no pós governo PT.

Umdos elementos essenciais para superação de um estágio conturbado como este é a inteligência,sobremaneira a organizacional.Coisa que não sistematizamos e nem investimos, uma vez que a educação oferecida tem mais um caráter paliativo de distribuição de certificados para superação da baixa estima do povo que de uma forma de construção de inteligências para gerir mercado e dificuldades.

Platão já dizia: “não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida”. Mas no nosso caso só pensamos no extintor quando o fogo está aceso. Por isso acredito que a passagem não será fácil, mas ela vai acontecer.A questão é saber para onde. Como reagiremos após o turbilhão?

Parece ser simples, mas o que está em jogo não é somente tirar uma presidente, tirar um partido do poder.Está no como será o dia seguinte. Não está também em quem vai assumir, mas na forma que deve proceder.

Os opositores a este poder em decadência são maioria, indiscutivelmente, mas também é verdade que são fracionados em sua forma de ver e pensar.Os únicos elementos em comum que os conectam são: fora Dilma, fora PT e abaixo a corrupção.

É importante para gerar um embate e até sair vitorioso nas ruas e pressionar o Congresso, mas quais seriam os elementos norteadores em um futuro “novo” governo? Possivelmente essas e outras perguntas só serão respondidas no percurso. Ou não serão respondidas, né? E aí a crise retorna brevemente.

A falta de um rumo nos deixa ao acaso da sorte e, segundo Thomas Edison, “Boa Sorte é o que acontece quando o planejamento encontra a oportunidade”. Cadê nosso planejamento? Desta crise deve nascer outro Brasil, mas qual? Qual o Brasil que o Brasileiro quer para viver nele?

João Edisom de Souza é professor de Ciências Política e articulista do Site da Folha
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp